terça-feira, 4 de abril de 2017

Violência no Rio aumenta o número de denúncias

Aplicativo Emergência RJ já tem 8 mil downloads.App é usado pela população como ferramenta para denúncias. Saiba se defender e mantenha-se ligado.

                   Resultado de imagem para app emergencia rJ

 O aplicativo Emergência RJ, lançado há seis meses pela Secretaria de Segurança, já conquistou cerca de 8 mil downloads, com picos nos períodos de maior número de turistas no Rio, como o Réveillon e o Carnaval. O projeto-piloto, lançado em parceria com a Startup Nearbee, oferece atendimento imediato em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro.

 O aplicativo, que beneficia aproximadamente 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio, permite que o usuário possa fazer a denúncia com poucos cliques, de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra. A ferramenta pode ser usada por pessoas com audição e falas comprometidas. O App foi projetado para incluir o envio de fotos e áudios. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.

– Vemos a tecnologia como uma grande ferramenta da segurança. Estamos sempre atentos ao que há de mais moderno no mercado, buscando oferecer ao cidadão novos recursos e oportunidade de auxiliar na segurança. Temos a população como uma aliada permanente – afirmou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

Uma equipe capacitada dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, é responsável por encaminhar as demandas, que podem chegar também em inglês e espanhol, de acordo com o padrão de idioma do celular do usuário, no caso de um turista.

População aprova o Disque-Denúncia Rio

A Secretaria de Segurança também atua em parceria com o Disque-Denúncia. O serviço possui um aplicativo para celulares, o Disque-Denúncia Rio, com o objetivo de facilitar o recebimento de informações sobre diversos tipos de crimes, além de propiciar maior interação com a população. Uma das principais características da ferramenta é garantir o anonimato do denunciante. O App já obteve mais de 4,5 mil downloads.

– O usuário não se coloca em risco e não precisa abordar ninguém. Somente envia informações pelo celular. Esse é mais um canal de informação com o objetivo de auxiliar as autoridades da área de segurança a reduzirem a criminalidade em nosso estado – disse o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges.

A ferramenta para denúncias permite o envio de fotos e vídeos diretamente pelo aplicativo. Há também um campo onde o usuário pode descrever o relato sobre a atividade criminosa que está denunciando. Há ainda a opção de o cidadão denunciar por telefone direto do aplicativo. Nesse caso, o número 2253-1177 aparece na tela de discagem do celular para que a denúncia seja feita pela forma tradicional.

Terrorismo, homicídio, tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo de veículos, criminosos procurados e esconderijo de armas são os assuntos disponibilizados atualmente para a realização das denúncias por meio do aplicativo.

Após a realização da denúncia via App, a informação passa por uma análise, vai para o mesmo banco de dados do Disque- Denúncia e, em seguida, é difundida às autoridades.O usuário pode enviar denúncias de caráter investigativo, mas não emergencial. Nesse último caso, a orientação é que o usuário ligue para o 190, da PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário