Multinacionais estão preferindo dar melhores exemplos com responsabilidade. Lá fora temos a Adidas, por exemplo.
A fábrica de material esportivo anunciou que já vendeu 1 milhão de pares de tênis feitos com plástico retirado de praias e oceanos. A empresa disse à CNBC americana que começou a vender em 2017 três versões dos tênis de plástico reciclado Ultraboost. Cada par, feito em parceria com a organização ambiental Parley for the Oceans, retira do mar o equivalente a 11 garrafas de plástico.
É bom lembrar que só os americanos usam uma média de 500 milhões de canudos de plástico todos os dias, o que inspirou a campanha Be Straw Free do National Parks Service.
Ainda nos EUA, São Francisco acaba de proibir as garrafas de água pequenas, pelo mesmo motivo: o assombroso, e desnecessário consumo; e, claro, consequente poluição marinha. Esta guerra, contra o plástico, é de todos, inclusive, da ONU. Neste sentido, qualquer ideia que amenize o problema deve ser divulgada.
O site www.globalcitizen.org diz que “o tênis de corrida mais recente da Adidas é sutil e macio, com costuras que evocam o mar. A Adidas desenvolveu o produto em 2016, com 95% de plástico oceânico recuperado perto das Maldivas. Os calçados estão à venda por US$ 220 cada. Simples: 1 milhão de pares de tênis vendidos, e menos 11 milhões de garrafas plásticas no mar. Em outro sinal de que a Adidas está aumentando seu compromisso com a sustentabilidade, os participantes da conferência SXSW em Houston ouviram Eric Liedtke, diretor da Global Brands, que disse que a Adidas quer produzir todos os seus produtos – de calçados a roupas – com plástico reciclado do oceano até 2024.
O ecoWatch diz que em 2016, a empresa se comprometeu a eliminar gradualmente as sacolas plásticas em suas 2.900 lojas de varejo em todo o mundo. A economia é de 70 milhões de sacolas plásticas, trocadas para outras de papel.
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