segunda-feira, 14 de maio de 2018

Berlim: passeando no Volkspark na primavera





Por Juliana Celano (celanojuliana@gmail.com)


Hoje eu vou mostrar um pouco sobre um dos passatempos preferidos dos alemãs. Vocês vão conhecer o Volkspark, esse parque esta localizado no bairro Friedrischain, em Berlin. Fica próximo à Alexanderplatz e apesar de não estar normalmente na rota turística, é uma ótima sugestão para quem quiser relaxar em um lugar bonito e arborizado.

O Volkspark é o parque mais antigo de Berlim e o primeiro a ser aberto ao público. O parque possui 49 hectares de área verde, riacho de água térmica, lagos com chafariz e fontes de água. Nesse parque encontramos várias pessoas realizando diversas atividades. Já presenciei inclusive um circuito de corrida dentro do parque. Existe uma parte com área que normalmente é utilizada para os jogos de vôlei nos finais de semana. Possui umas pedras para escalar, rampas de skate, área de recreação entre outros. Muitas pessoas realizam churrasco e pic nic nesse parque, mas também vemos gente se bronzeando, caminhando, andando de bicicleta, patinete, patins, jogando bola ou simplesmente lendo livros. E é um point entre os universitários.

   

                           

Os pets tem uma área especifica para brincar. Durante o inverno não é muito fácil caminhar nesse parque porque fica muito escorregadio, principalmente quando a neve começa a derreter. Os lagos ficam congelados e os patos fazem migração para lugares mais quentes. A época mais bonita para visitar é a primavera, quando todas as flores ja estão abertas e o parque fica mais colorido.

Nudismo natural

                  


Não se espante se você presenciar alguém nu no parque, esse não é um privilégio somente nesse parque. De um modo geral, o Europeu encara a nudez como algo natural, hoje mesmo vi uma pessoa se bronzeando completamente nua, no sol de meio dia. Outro fato interessante é que boa parte dos alemãs permitem que os seus filhos pequenos brinquem nus nos parques no verão, um hábito muito estranho para nós brasileiros.

Esse parque em especial possui uma área de recreação infantil com tendas indígenas, escorrega, balanço, cavalos de madeira, pontes com obstáculos, tirolesa entre outros. Para os adolescentes existe ainda quadra de tênis, quadra de basquete, pista de skate, mesas de pingue pongue, enfim... existe atividade para toda a família.

Festas no parque

Outro costume comum nas estações da primavera e verão é realizar festas no parque. Mas, a festa deles é muito diferente da nossa no Brasil. Eles colocam somente um cordão preso entre as árvores com poucos balões, convidam algumas crianças, normalmente os amigos mais próximos da criança e levam bolo, legumes e frutas. Suco e água. Porque na Alemanha o refrigerante é proibido para menores de 12 anos.

Como chegar

       

       

Esse é o meu parque preferido em Berlim. É bem próximo a minha casa, posso ir de bicicleta ou usar o meio de transporte público. Se você estiver na região da Alexanderplatz e quiser visitar o parque, voce terá que pegar o Trem de rua M6 em direção à Hellersdorf ou o M5 sentido Hohenschönhausen, Zingster Str. em abos você deverá sair na estação Platz der Vereinten Nationen. O trajeto da Alexanderplatz até o parque com esse transporte publico leva em torno de 10 minutos somente. Fica a dica, vale a pena conferir !


Nenhum comentário:

Postar um comentário