segunda-feira, 21 de maio de 2018

Alemanha: Qsacada passeia na Ilha dos Museus

Por Juliana Celano, do Blog Berlim para Brasileiros.

Hoje eu estou no Lustgarten, em frente à Catedral de Berlim e ao lado do Altes Museum.

Vou começar esse texto dizendo que a Catedral de Berlim, conhecida na Alemanha como (Berliner Dom), é uma catedral protestante luterana que foi construída entre 1895 e 1905 com arquitetura barroca  e que fica localizada na Ilha dos Museus. A catedral é um local de grandes concertos musicais. No seu subsolo, ela possui a Cripta Hohrlzollern que contém nada menos do que 94 enterros do final do século 16 ao início do século 20 com pomposos sarcófagos que documentam quinhentos anos de cultura em túmulos de Brandemburgo -Prussia. Todos os períodos de arte desde o período gótico tardio são refletidos nas tumbas.

A catedral possui uma vista panorâmica de 360 graus da cúpula. O público tem acesso à cúpula após subir os 270 degraus que levam ao topo e assim podem desfrutar à vista e apreciar de perto os 8 anjos de bronze que enfeitam a cúpula com seus instrumentos musicais.

                 
             

A Ilha dos Museus fica localizada próximo à Alexanderplatz no bairro Mitte em Berlim. Ela possui cinco museus: o Museu Pergamo, a Antiga Galeria Nacional, o Bode Museu, o Museu Novo  e o Museu antigo.

O Museu Pérgamo que é inspirado no Altar de Pergamo, possuía coleção de arte da antiguidade clássica com excelentes esculturas gregas e romanas na seção de arquitetura antiga. Museu do Antigo Oriente com diversos objetos da antiga Babilônia e da antiga Suméria e também Museu de arte Islâmica, contém inclusive a Fachada de Mshatta, Palácio do século VIII descoberto na região da atual Jordânia. 
  
                               
                                
A Antiga Galeria Nacional possui uma rica coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX.  É o museu de artes que eu mais gosto em Berlim. Possui pinturas de Adolph Von Menzel, inclusive obras importantes como " A sala da varanda" e " Moinho de ferro" além de outras obras da história da Prussia. Possui pinturas impressionistas de grandes nomes como Claude Monet, Auguste Renoir entre outros. 

                             


O Museu Bode possui uma coleção de esculturas e arte do Império Bizantino, da Idade Média, do Gótico italiano e do começo do Renascimento. Abriga uma das maiores coleções de moedas desde o começo da Casa da Moeda no século VII a.C até moedas atuais.

                           


O Museu Novo e focado no antigoEgito, na Pre-Historia e na História recente. E a fonte original das coleções no Museu Egípcio de Berlim e o Museu Etimológico de Berlim. 

                           


O Altes Museum e o maior e mais importante museu do mundo relacionado à arte antiga da Grecia, Roma e Etruria, desde o período arcaico até a era helenístico. Possui esculturas em barro, bronze e mármore, vasos em cerâmica, jóias em ouro e prata, moedas, etc.  O andar de cima, é dedicado às artes romana e etrusca. Lá se encontram as esculturas de César e Cleópatra, além de mosaicos, sarcófagos, afrescos, etc.

                       


Uma dica importante! Os preços dos ingressos desses museus varia de 10 a 12 Euros cada. Preços para adultos, para economizar, o melhor mesmo é comprar o tíquete de 3 dias de entrada nos museus (3 days Berlin Museum Pass), porque você poderá utilizar em mais de 30 museus, lembrando que cada um deles é gigante e que mesmo que você se empenhe, não vai conseguir ver tudo. O preço desse tíquete e de 29 Euros e você pode adquirir através do site www.visitberlin.de

                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário