sexta-feira, 11 de maio de 2018

Maior navio do mundo, no século 17, foi construído na Ilha do Governador

                                   Resultado de imagem para Padre Eterno, o maior navio do mundo, no século 17

Isso mesmo, como lembrou o jornal O Estado de São Paulo, na semana passada, na segunda metade do século XVII (1666) foi fundado um estaleiro na Ponta do Galeão, baía de Guanabara. Entre outros, ele colocou no mar o galeão português Padre Eterno, o maior navio do mundo, no século 17. Veja mais:

" A fonte desta informação é o belíssimo livro A muito leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, “assinada pelo historiador Gilberto Ferrez, que não só escreveu o texto e diagramou as páginas, mas também selecionou as imagens e fez pessoalmente os contatos para obtê-las, no Brasil e no exterior. A concepção foi do colecionador Raymundo Castro Maya (O Estado de S. Paulo).” Foi editado em 1965 para comemorar os 400 anos da fundação do Rio de Janeiro.

Importância da obra

O livro é tão importante que, em 2015, houve uma exposição e reedição da obra. Sobre este evento escreveu o Estadão: “Ferrez usou imagens icônicas do Rio, de pintores do século 18 e 19, como Debret, Rugendas, Taunay e Victor Meirelles, a fotografias de nomes pioneiros como o de seu avô, Marc Ferrez, cujo trabalho é um dos importantes da segunda metade do século 19.” Uma destas gravuras é a que reproduzimos abaixo, mostrando o Padre Eterno. E prossegue o jornal: “Acontecimento editorial dos festejos do quarto centenário, uma época em que era parca a bibliografia sobre a cidade, A muito leal e heroica foi impressa em Paris.”

Sobre esta gravura escreveu Ferrez: : “É na obra de Helain Manesson Mallet, Description de L’Univers contenant les différents systèmes du Munde…Paris, 1683, que aparece a gravura aqui reproduzida.”

Maior navio do mundo, no século 17, ‘made in Brazil’

Padre Eterno era um colosso: seis pontes (ou conveses), 180 escotilhas (o que quer dizer 180 canhões). Podia carregar até 4 mil caixas de açúcar de 680 quilos cada. Sua tripulação era de 3 a 4 mil homens.

Não duvide, o Brasil foi o mais importante centro náutico, e local de escala, para as naus da Carreira da Índia. Aprendemos com os melhores mestres da época, os portugueses".

Hoje, a área citada com sendo do estaleiro pertence ao governo federal e abriga um dos maiores aeroportos do país.  Tenha uma visão da Ilha do Governador, do alto, com esse vídeo que separamos para vocês. As imagens foram gravada de dentro de um avião da Gol que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Assista e tenha uma visão total desse bairro tão aconchegante.


             

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