Tomatec, como é chamado, procura ter o Selo de produção integrada do ministério da Agricultura que garante produção sustentável do alimento. O tomate é vendido no Supermercado Zona Sul, na capital carioca.
O Tomatec, tomate produzido em cultivo sustentável, a partir de tecnologia desenvolvida pela Embrapa Solos em parceria com a secretaria estadual de Agricultura, se prepara para obter o selo de Produção Integrada do MAPA - Ministério da Agricultura. Essa certificação é a garantia de que o produto foi cultivado respeitando todas as boas práticas agrícolas, ambientais e sociais.
O tomate, que já vem sendo comercializado na variedade italiana, pela rede de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro, tem encontrado boa receptividade no mercado. Nos últimos três meses foram comercializadas 60 toneladas do produto, sendo este o sétimo hortifruti mais vendido pelo grupo, fornecido por 12 produtores da hortaliça, das Regiões Serrana, Noroeste e Baixadas Litorâneas do estado.
Para Leonardo Vicente, engenheiro agrônomo da secretaria estadual de Agricultura, outro ponto favorável do sistema Tomatec é a eliminação de atravessadores no processo de sua comercialização. A ideia é manter a venda direta do produtor para as redes varejistas, melhorando a margem de rentabilidade para quem produz.
- É estimulante para o agricultor implantar práticas sustentáveis e produzir alimentos ecoamigáveis, associado a melhoria de sua renda - frisou ele.
De acordo com o engenheiro agrônomo André Peralta, diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos do MAPA, uma das condições para a obtenção da certificação integrada consiste no manejo integrado de pragas com o uso correto e seguro de agrotóxico.
- O Tomatec visa garantir a sustentabilidade desse sistema produtivo trazendo ganhos para o produtor e meio ambiente - informou.
Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a evolução produtiva do alimento é sempre buscada pela secretaria, estabelecendo relação direta com a cadeia de varejo, melhorando as condições tanto para quem produz quanto para quem consome, oferecendo produtos certificáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário