Um dos maiores desafios de quem decide parar de comer produtos de origem animal – depois, claro, de resistir aos prazeres da carne - é conseguir manter uma dieta equilibrada mesmo sem ingerir as proteínas e outros nutrientes que seriam provenientes da carne.
Para apoiar os adeptos de uma dieta vegetariana ou até mesmo quem pretende diminuir o consumo animal, a equipe da CEAGESP reuniu alguns alimentos que podem ajudar esta missão. Conforme explica o livro “Nutrição Moderna na Saúde e na Doença”, de Maurice E. Shils, é possível substituir a proteína animal consumindo misturas apropriadas de vegetais. Conheça melhor alguns destes alimentos ricos em proteínas:
Grãos e sementes: A soja, além de ser a fonte de diversos produtos alternativos aos de origem animal, também é uma rica fonte de proteínas: são cerca de 34 g do nutriente a cada 100g do grão. A lentilha e o feijão também são boas opções, que contém 9,1 g e 6,6 g de proteínas a cada 100g de grãos.
Folhas verde-escuras: O espinafre é o melhor exemplo desta categoria, pois além de alto teor de proteínas, também contém cálcio, magnésio, potássio e vitaminas. Oleaginosas:
Amêndoas e amendoins são boas opções para completar os lanches nos intervalos das refeições, além de conterem altos percentuais de gordura boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário