quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cuidado com o vermelho na roupa: significa agressão e dominação



                             



Estudo analisou cem pessoas, que avaliaram fotos em experimento. Segundo eles, o vermelho envia sinais aos humanos, desencadeando associações mentais. Pesquisadores ingleses estão em dúvida, de tão sensíveis que estão. Aliás, num país de tarados, isso não é novidade. 


Vestir roupas da cor vermelha passa uma impressão de agressividade e autoridade, e pode ser uma vantagem nos esportes, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (13/5) pela revista "Biology Letters", da Sociedade Real Britânica.

Nesta pesquisa, os investigadores dos Departamentos de Antropologia e Psicologia da Universidade de Durham, no Reino Unido, mostram uma correlação entre a cor vermelha e a ideia de dominação masculina, de testosterona.

Para realizar esta investigação, os pesquisadores alteraram digitalmente a cor da roupa de homens em 20 fotografias.

Estes homens eram apresentados sucessivamente vestidos de vermelho, azul e cinza. Os observadores (50 homens e 50 mulheres) deveriam então avaliar, em uma escala de 7, a agressividade, a autoridade e o estado emocional que emergia do homem fotografado.

Quem estava com uma camiseta vermelha era visto como "mais agressivo", "mais dominante", "corajoso" e como tendo mais chance de ganhar uma competição. Os observadores conferiram aos de vermelho, de forme automática, traços de personalidade bem específicos.

A cor é sinônimo de agressão e raiva para os observadores de ambos os sexos. Mas apenas os homens percebem a cor como um sinal de dominação.

O estudo também descobriu que usar cinza ou azul não passa nenhuma impressão de agressividade ou autoridade. Os homens fotografados com essas cores não são julgados "com r
aiva".

De acordo com os cientistas, estes resultados mostram que existem associações surpreendentes entre pessoas vestindo roupas vermelhas e como a pessoa é socialmente percebida. O vermelho parece enviar sinais específicos para os humanos, desencadeando associações mentais, mesmo fora de qualquer contexto de concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário