sexta-feira, 22 de maio de 2015

Boa pedida cultural para o final de semana



                            
 
Na comemoração dos 450 anos de São Cristóvão, um circuito cultural gratuito vai levar cariocas e turistas, de ônibus, aos principais museus do Bairro Imperial neste fim de semana. Através do Programa Circulando Cultura, do Rio Ônibus, os participantes poderão visitar seis atrações no sábado (23) e domingo (24) com entrada e transporte de graça.

O evento é aberto a todos e não precisa de inscrição. O programa é realizado em parceria com a sétima edição do projeto Turismo Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura.

Os visitantes poderão embarcar e desembarcar em ônibus com ar-condicionado em todos pontos da programação, permanecendo por quanto tempo desejarem em cada. O roteiro terá as seguintes paradas: Museu Nacional, Centro Hípico do Exército, Museu Militar Conde de Linhares, 1º Batalhão de Guarda, Centro Cultural Maçônico (somente domingo) e Museu de Astronomia (somente sábado, de 17h30 às 20h).

Os coletivos vão parar em pontos sinalizados com placas com a identidade visual do evento, no período entre 10h e 16h (para todas as atrações) e até 20h da Quinta da Boa Vista ao Museu da Astronomia, passando pelas estações de trem e metrô do bairro.

Para guiar o circuito, universitários e técnicos do curso de Turismo estarão presentes nos ônibus e nas instituições. Os estudantes vão orientar os visitantes durante o passeio, com a distribuição de folhetos com o histórico e curiosidades de cada instituição, além das atrações específicas do evento.

Principais atrações do circuito

- Museu Nacional: acervo de história natural do museu.

- Centro Cultural Maçônico: exposição “Fragmentos Históricos no Bairro de São Cristóvão”, que narra a história militar do Brasil (Conde de Linhares).

- Centro Hípico e Batalhão da Guarda: apresentações com cavalos, cães e banda sinfônica.

- Museu de Astronomia: observação do Sol e do céu ao anoitecer e a apresentação teatral “O Alienista”.

- Museu Militar Conde de Linhares: o professor Robson Letieri fará a exposição de seu projeto de bandeiras e das histórias dos 161 bairros cariocas. Durante mais de três anos Robson percorreu bibliotecas, institutos e fez entrevistas para concluir a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário