quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Brasília, urgente! PIANTELLA, o bastião da Constituinte, está de volta

Nesta segunda-feira (5/12), reabriu com uma grande festa, o tradicional restaurante de Brasília, símbolo da Constituinte de 88.  Em sua página no Facebook, o empresário do Rio de Janeiro,  Omar Catito Perez, lembrou que ali Ulisses Guimarães almoçava e jantava todos os dias com seu grupo político, e onde foram tomadas importantes decisões que marcaram a redemocratização brasileira após 20 anos de ditadura militar.

                 
  "Catito" e o casal Gisela e Ricardo Amaral - foto de Luz Lacerda (arquivo)

E lembra o que está fazendo não significa risco: "Na mais grave crise econômica da história do Brasil, muitos amigos falam de minha coragem em investir neste momento tão incerto e cruel para os negócios Minha resposta é que as boas oportunidades surgem durante crises . As crises passam."

- O Piantella não é um simples restaurante Ele é um ícone, uma marca única e consolidada. E o "Quinto Poder" de nossa democracia, pois ali se encontra quem decide o futuro da nação.

             
Foto com Aécio Neves e os ex-presidentes da República, José de Alencar e Itamar Franco, já falecidos. Eles eram frequentadores assíduos.

Omar Perez se considera feliz com a idéia, depois de ter dado fôlego a ícones cariocas como o Bar Lagoa e o retorno da boate Hipoppotamus, com quem tem parceria com outro conhecido homem de negócios, Ricardo Amaral. 

Tristeza do fechamento

As portas do restaurante, que agora poderá ser visitado pelos amantes das boas histórias, fechava após 40 anos como principal reduto dos poderosos Dono do estabelecimento há mais de 17 anos, o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, tentava salvar o estabelecimento de dívidas milionárias. Mas não conseguiu, como mostra essa reportagem do jornal Correio Brasiliense.
 
No dia em que o Senado vota o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, é anunciado o fechamento do Piantella, restaurante em que políticos confabulavam acordos e traições que definiram os rumos da República nos últimos 40 anos. O dono do estabelecimento localizado na 202 Sul, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, comunicou a decisão a colegas de profissão, por meio de um grupo de whatsapp.
 
Mais conhecido como Kakay, ele lamentou "profundamente" o destino daquele que considera "uma segunda casa para muita gente", um "patrimônio imaterial da cidade". Garantiu ter feito o possível para manter a casa, mas a crise financeira do país e as dívidas antigas do estabelecimento não deixaram.

"Hoje é um dia especialmente difícil. Depois de anos tentando salvar o Piantella, me vejo na obrigação de fechar as portas. Não tenho apego às questões materiais, o que me comove é que o Piantella era uma segunda casa para muita gente. Ali se trabalhou pela redemocratização, pelas Diretas Já, ali famílias se reuniram e viram o costume de estar lá. Simples assim, de geração para geração, era onde os amigos se encontravam. Era um patrimônio imaterial da cidade. Por isso, tentei tanto manter aberto nosso bom e velho Piantella. Tem horas, porém, que a realidade tem que ser enfrentada. Me despeço do Piantella como quem se despede de um amigo e me lembrarei das incontáveis noites, madrugadas, tardes que viravam notite, das cantorias ao pé do piano, e esta lembrança boa, divertida, alegre que me acompanhará pela vida toda. La vie cest pas un lonmg fleuve tranquille", escreveu Kakay, a um grupo de amigos advogados, em mensagem enviada pelo celular.
 
O último dia
 
Ao Correio, na manhã desta quarta-feira (31/8), Kakay confirmou o fechamento do Piantella. Afirmou que é o último dia de funcionamento do restaurante. Ele fez questão de ressaltar a importância histórica do estabelecimento. “Optamos por fechar. O Piantella tem uma longa história. Bonita. De encontros políticos, familiares, de amores e namoros. Queremos lembrar só das coisas boas. Uma lembrança é a época do Diretas Já. O Piantella era o centro de tudo em Brasília, com almoços e jantares que não acabavam nunca. Ao piano, diversas composições políticas foram feitas por lá”, lembrou.
 
Excelências na noite

O Piantella era o mais tradicional reduto de poderosos de Brasília, entre políticos e empresários patriarcas de famílias tradicionais. Entre os políticos, Ulysses Guimarães e Luís Eduardo Magalhães tinham mesas cativas – há uma placa na parede em homenagem à mesa de Magalhães. O agora presidente interino Michel Temer, entre outros, também tinha mesa cativa no bar e no restaurante. O ex-ministro José Dirceu batia ponto no segundo andar, em sala reservada, para degustar vinhos com a cúpula do PT.


Até hoje, lugar reservado no Piantella

Como lembrança do amigo com o qual teve uma relação de pai e filho, o empresário e ex-dono do restaurante Piantella, Marco Aurélio Costa, mantinha a mesa em que Ulysses reuniu amigos e políticos para traçar estratégias e relaxar — era a famosa “Turma do Poire”. O hábito, conta ele, começou em 1976, quando Ulysses foi pela primeira vez ao restaurante e durou até 1992, pouco antes do acidente.


              


 
Dívidas e empréstimos

Kakay era dono do Piantella há mais de 17 anos. Em outubro de 2014, ele comprou os outros 50% de Marco Aurélio Costa, sócio e fundador. À época, o restaurante já acumulava dívidas astronômicas, apesar do cardápio com preços altos e da clientela poderosa e abonada.
 
Na tentativa de salvar o Piantella, Kakay recorreu ao Refis, o programa da Receita Federal que permite, sob certas condições, parcelar débitos tributários em até 180 meses. Chegou a estudar uma parceria com Alex Atala, o mais badalado chef brasileiro. Acabou recorrendo à mulher, a jornalista Valéria Vieira, formada em gastronomia pela Leiths School of Food and Wine de Londres. Fechou o Piantella para reforma e o reabriu dois meses depois, com o cardápio mais enxuto e a mesma equipe.
 
No ramo da gastronomia, o plano do casal é focar no outro restaurante, o Piantas, antigo Bistrô Expand, na 403 Sul. "Agora vamos tocar a vida com o Piantas,  que é filho do Piantella", destacou o advogado. Como um dos criminalistas mais requisitados de Brasília, Kakay, 58 anos, defendeu e defende muitos nomes de peso do meio político nacional. Conseguiu livrar o publicitário Duda Mendonça das acusações no mensalão do PT e tenta o mesmo com o ex-senador Demóstenes Torres em seu envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário