segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ESPECIAL VERÃO Dietas radicais das celebridades

O Verão praticamente chegou. Vamos aproveitar. Quando o assunto é dieta, as seguidas por celebridades viram tendência. No entanto, muitas delas podem trazer riscos a saúde, segundo especialistas

              
Resultado de imagem para ESPECIAL VERÃO Dietas radicais das celebridades dia

Acredita-se que a socialite americana Kim Kardashian seja adepta dos comprimidos para emagrecer. Entretanto, esse método só é indicado em poucos e específicos casos por um médico especializado. E caso seja feito por conta própria, está associado a diversos riscos à saúde.

Provavelmente você já ouviu falar em ‘teatox’, 6:1 ou suco verde, certo? Todos esses termos referem-se a dietas seguidas por celebridades e que acabaram virando tendência também fora do mundo dos famosos. Entretanto, muitas delas trazem riscos à saúde. As informações são da rede britânica BBC.

A socialite Kim Kardashian, por exemplo, é adepta dos comprimidos para perder peso. Já a Gwyneth Paltrow, conhecida por preferir substâncias naturais, não dispensa o suco verde. Outros exemplos são a dieta ‘clean’, seguida pela atriz Jessica Alba e pela modelo Miranda Kerr, o ‘teatox’, que tem como adepta a cantora Nick Minaj e a dieta 6:1, seguida pelo Chris Martin, vocalista do Coldplay e ex-marido da Gwyneth.

O problema é que essas dietas são, em geral, restritivas, pouco nutritivas, desequilibradas ou necessitam de medicamentos para auxiliar na perda de peso. Por isso, seguir qualquer uma delas por muito tempo pode trazer riscos a saúde. Por isso, especialistas em alimentação e nutrição da Associação Britânica de Nutrição (BDA, na sigla em inglês) fizeram uma análise e opinaram sobre as dietas mais conhecidas seguidas pelos famosos.

Recomendação

Para ter uma saúde e uma alimentação saudável o segredo é o equilíbrio. O guia Eatwell, que é corroborado pela BDA e pelo serviço de saúde britânico, recomenda, por exemplo, o consumo de cinco porções de frutas e verduras por dia. E, na hora de escolhê-las, a adoção de uma variadas gama de cores para garantir a ingestão de diversas vitaminas, minerais e fibras.

Incluir na dieta alimentos ricos em amido, como pães, cereais, batatas, arroz, aveia e massas, de preferência, integrais, também é altamente sugerido. O guia recomenda ainda o consumo de carnes magras e, pelo menos duas vezes por semana, de peixes.

O Eatwell também defende o consumo de três porções diárias de derivados do leite (como um iogurte pequeno ou pedaço de queijo do tamanho de uma caixa de fósforos) para fornecer o nível adequado de cálcio. Sempre que possível, o ideal é escolher versões com teor de gordura reduzido.

Para uma vida mais saudável, o guia recomenda a redução do consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar ou gorduras e para quem quer emagrecer, defende pequenas mudanças na alimentação, mas que sejam sustentáveis com o passar do tempo, além da manutenção de uma dieta variada e em porções adequadas.

Confira abaixo a avaliação dos especialistas das principais dietas seguidas pelas celebridades.

Os riscos das dietas das celebridades

    1. Os comprimidos
    

    Muitas pessoas, inclusive a socialite Kim Kardashian, optam por usar comprimidos para emagrecer. Entre os efeitos desse método estão fazer com que o corpo não absorva gordura, derreter a gordura existente e até mesmo reduzir o apetite. Entretanto, a Associação Britânica de Nutrição (BDA, na sigla em inglês) e outras organizações afirmam que ninguém deveria tomar remédios para emagrecer sem consultar um médico. Esses produtos podem causar efeitos colaterais como diarreia e, se forem comprados de fontes não controladas, não há como garantir sua composição. Pesquisadores descobriram que alguns deles contêm até mesmo pesticidas não adequados para o consumo humano. As consequências muitas vezes podem ser fatais.

    2. O suco verde
   

    Se é verde, é saudável, certo? Nem sempre. Mas é nisso que muitas pessoas, incluindo as atrizes Gwyneth Paltrow e Blake Lively e a modelo Rosie Huntington-Whiteley acreditam. Todas elas dizem ser fanáticas pelos famosos sucos verdes, feitos com uma grande variedade de frutas, verduras e outros itens como castanhas, chia, linhaça ou óleo de coco. Entre os supostos benefícios da dieta do suco verde estão a desintoxicação, o rejuvenescimento e a perda de peso. Entretanto, para a BDA, esses sucos são desnecessários, pois simplesmente tomá-los certamente não fará uma alimentação pouco saudável se transformar em uma saudável. Além disso, segundo a entidade, nosso corpo é "perfeitamente capaz" de se desintoxicar sozinho. Para piorar, os adicionais como nozes, óleo de coco resultam em um produto altamente calórico. Um só copo da bebida pode somar 400 calorias. Com isso, é provável que você acabe engordando caso tome o suco verde com seu café da manhã normal, por exemplo.

    3. A dieta 'clean'
    

    A palavra em inglês "clean" significa "limpo". Logo, essa seria uma dieta "limpa". Várias celebridades como a atriz Jessica Alba e a modelo Miranda Kerr dizem segui-la. A ideia é consumir alimentos "puros" e evitar todo tipo de alimento processado. Com isso, seus seguidores devem eliminar o açúcar refinado, cozinhar tudo a partir do zero, não consumir comida industrializada e ingerir produtos em seu estado natural. Algumas versões da dieta ainda excluem glúten, grãos e alimentos derivados do leite. No entanto, como em toda dieta restritiva, a BDA afirma que a ideia de que alguns alimentos são "puros ou limpos" e outros são "sujos" é preocupante e pode gerar ortorexia nervosa - obsessão em descartar tudo o que não é considerado saudável. Isso pode ocasionar a eliminação da dieta de alimentos nutritivos e benéficos, como os que têm grãos integrais, frutas e derivados do leite. A associação lembra também que a dieta pode acabar descartando itens sem ter provas científicas de que não são saudáveis. Não há necessidade de evitar determinados alimentos a não ser que a pessoa tenha alergia ou intolerância a eles e isso precisa ser diagnosticado por um médico. Além disso, muitos dos alimentos sugeridos pela dieta "clean" para substituir os que não considera saudáveis - entre eles o óleo de coco e alguns xaropes para adoçar alimentos - têm muitas calorias, não são mais nutritivos e, para piorar, são mais caros.

    4. O 'teatox'
    

    Essa dieta, cujo nome é uma combinação das palavras em inglês "tea" (chá) com "detox" (desintoxicar), promete melhorar a pele, reduzir o inchaço e emagrecer a partir de infusões de ervas. A modelo Kylie Jenner e a cantora Nicki Minaj são algumas das famosas que afirmam ter incorporado o "teatox" em seu dia a dia. Porém, segundo a BDA, esses chás têm quantidades adicionais de cafeína, ingredientes diuréticos (que ajudam a eliminar líquidos) ou laxantes à base de plantas do gênero senna, que não devem ser consumidos por mais de uma semana sem supervisão médica. Além disso, quando uma pessoa nota a diminuição de centímetros com dessa dieta, é por causa da perda de líquido e não de gordura, alerta a entidade. Substituir alimentos ou bebidas de alto conteúdo calórico por esses chás pode até fazer a pessoa perder peso, mas também envolve o risco de diarreia, desidratação e problemas no intestino.

    5. A dieta 6:1
    

    Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, seria um dos adeptos da dieta 6:1. O método é simples: a pessoa come o de sempre, sem mudanças, durante seis dias - e não come no sétimo. Mas a BDA alerta que a pessoa que faz jejum sem nenhum tipo de supervisão só consegue perder a concentração, sentir cansaço e desânimo. Além disso, ficar sem comer pode ser perigoso dependendo da idade, estado de saúde e estilo de vida da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário