quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Olimpíadas: turismo no interior fluminense está bombando


'Revezamento de turistas' durante os Jogos movimenta setor no Sul do RJ. Muitos cariocas estão deixando agitação da capital rumo ao interior. Hotéis fazenda do Vale do Café estão com 100% de ocupação.


Do G1 Sul do Rio e Costa Verde


A Olimpíada está movimentando uma nova modalidade de turismo no Sul do Rio de Janeiro. É o "revezamento de turistas". Enquanto o Rio está recebendo visitantes de todas as partes do mundo muitos moradores estão aproveitando os feriados olímpicos e deixando a agitação da capital rumo à calmaria do interior do estado.

No Vale do Café — que reúne 15 cidades da região — a taxa de ocupação nos hotéis da cidade está em 60%. Os hotéis fazenda estão com a capacidade total: 100%. As fazendas históricas também percebem aumento para o período com relação ao ano passado — quando a taxa de ocupação ficava em torno de 40% a 50%.

É bem alto para o período principalmente pela diferença de público. Antes os turistas costumavam vir em grupos e agora se sobressai o turista independente”, explicou Luísa Avelino, assessora de imprensa dos hotéis da região.

O Vale do Café é famoso pelos casarões centenários que remetem ao período do Brasil Colonial. De acordo com Luísa, Vassouras e Conservatória — distrito de Valença — estão entre os destinos mais procurados.

Números positivos nas Agulhas Negras
A região das Agulhas Negras — que compreende quatro cidades — registrou aumento de 60% na taxa de ocupação em um período que normalmente é de baixa temporada. Os dados são do Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras (Conretur). De acordo com Roberta Dias, secretária executiva do conselho, as férias escolares fora de época, também por conta da Olimpíada, influenciaram nos dados positivos para o setor.

Por ordem de taxa de ocupação, os destinos mais procurados nesse período de agosto estão sendo Penedo [em Itatiaia], o Parque Nacional do Itatiaia e a região de Visconde de Mauá [distrito de Resende]”, disse.

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.790m.

Costa Verde

Diferente do que já vem acontecendo na região das Agulhas Negras e no Vale do Café, o turismo de Angra dos Reis, na Costa Verde, ainda não foi afetado por causa da Olimpíada.

A média de ocupação em julho/agosto até agora está em 50%. Número levemente inferior ao ano passado. Mas, a partir do início dos Jogos do Rio já temos sentido aumento da movimentação de day users e hospedagens”, explicou Klauber Valente, presidente do TurisAngra.

De acordo com Klauber, agosto não costuma ser um mês de grande movimentação doméstica, “apesar de recebermos sempre estrangeiros, em virtude das férias de verão na Europa”.

O presidente disse ainda que a Ilha Grande e Corredor turístico da Ponta Leste, no continente, são os destinos mais procurados pelos turistas.

Com área de 193km², formada principalmente por montanhas e praias, a Ilha Grande é a maior do litoral de Angra dos Reis. A principal atividade econômica é o turismo e a maior parte da infraestrutura para os visitantes, como pousadas, bares e restaurantes fica concentrada na Vila do Abraão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário