Veja outra deliciosa receita desse peixe saboroso do rio Amazonas e seus afluentes, e que também é criado em cativeiro em alguns pontos do país, inclusive no Espírito Santo. A única diferença entre o peixe "selvagem" e o de cativeiro é o teor de gordura quando ele é criado fora do seu ambiente natural.
Rendimento serve 2 pessoas
Tempo de preparo cerca de 1 H
Ingredientes
2 porções de costela de tambaqui;
flor de sal ou sal fino para churrasco a gosto;
pimenta-do-reino
moída na hora a gosto;
2 folhas de louro;
2 dentes de alho picados finamente;
1 colher rasa (sopa) de salsinha picada;
1 colher rasa (sopa) de cebolinha;
1 colher rasa (sopa) de coentro;
2 colheres (sopa) de azeite;
½cebola pequena picada;
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga;
200 ml de espumante ou vinho branco;
2 colheres (sopa) de geleia de laranja;
1 fatia de cerca de 2 cm de gengibre ralada;
½pimenta dedo-de-moça.
Modo de fazer
1 Tempere as costelas com flor de sal ou sal fino para churrasco e pimenta do- reino. Ponha na grelha, junte 1 folha de louro em cada porção e asse na brasa por cerca de 30 minutos, virando a cada 10 minutos. O tempo é aproximado.Opeixe estará pronto quando o lado da pele estiver bem crocante e o do carne, dourado.
2 Quando puser o peixe para assar, prepare um pesto: misture no pilão 1 dente de alho picado, a salsinha, a cebolinha, o coentro e o azeite. Uns 5 minutos antes de o tambaqui ficar pronto, pincele-o com o pesto, mas somente do lado da carne. Deixe assando pelos 5 minutos restantes.
3 Refogue o outro dente de alho e a cebola na manteiga. Acrescente o espumante ou vinho branco. Espere reduzir à metade. Em cada prato, coloque 1 colher (sopa) desse molho e acomode 1 porção de tambaqui. Se quiser, substitua esse molho por outro superfácil: no fogo, reduza o suco de 2 laranjas à metade. Junte 8 uvas Itália, cortadas ao meio, sem casca e sem caroços. Silas serve o peixe com purê de mandioca e quiabos refogados rapidamente, de modo a ficarem crocantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário