terça-feira, 30 de agosto de 2016

Você vai deixar a cozinha organizada, funcional e limpa

Gavetas são aliadas na hora de guardar objetos e facilitar o dia a dia. Nos armários é possível incluir prateleiras para manter os condimentos e potes organizados. As dicas são da Zap.

             

Existe uma tendência no mercado imobiliário que cada vez mais os apartamentos têm uma metragem menor. Com a área reduzida, um ambiente que perdeu bastante espaço foi a cozinha. Antes espaçosas, hoje costumam ser pequenas e apertadas. Mas como organizar tudo que uma cozinha precisa? São eletrodomésticos, panelas, louça, talheres, comida e tantas outras coisas. Com organização, armários, prateleiras e gavetas, além de outras ideias criativas podem ser a chave do sucesso para ter uma cozinha prática e útil para o dia a dia.

“A cozinha pertence à área de serviço de uma residência, composta basicamente por três atividades: armazenar, preparar e cozinhar comidas. Esta é uma definição que vem mudando com o tempo. Atualmente a cozinha é também um espaço onde podemos cozinhar e receber nossos amigos ao mesmo tempo”, explica a arquiteta Mariana Almeida, do escritório Doma Arquitetos. E justamente esse novo conceito faz com que a exigência por uma cozinha mais organizada e com espaço disponível se fortaleça.

As gavetas são as primeiras a se tornarem aliadas quando a questão é como deixar a cozinha organizada, principalmente porque elas facilitam o acesso aos objetos mais usados no dia a dia. Das menos espessas, o ideal é ter entre quatro ou cinco. Na primeira, devem estar os talheres de uso diário, como garfo, faca e colheres. Na segunda podem ficar os talheres maiores, aqueles usados para servir, além de colheres de pau e facas de corte. Na terceira podem ficar itens como luvas, papel alumínio, papel toalha e utilidades que são usadas com frequência enquanto se cozinha ou usa a pia. Uma gaveta pode ser reservada para os panos de prato, que podem ser guardados em formato de rolinhos para facilitar o rodízio do uso. Se ainda sobrou uma gavetinha, ela pode armazenar demais objetos que acabam se espalhando pela cozinha e podem ser separados por organizadores.

Organização de eletrodomésticos também são importantes na cozinha.

Ainda é ideal ter ao menos duas gavetas maiores e mais profundas, que podem ter outras funções e ajudar na praticidade de utensílios que são usados com frequência. Uma delas pode ser reservada para guardar as panelas, que ficam com acesso facilitado e próximas ao fogão. A outra pode armazenar os potes de plástico, bastante utilizados quando se está cozinhando. Estes últimos podem ser guardados fechados com suas devidas tampas ou aberto, um dentro do outro, com o maior embaixo e o menor em cima. As tampas podem ficar empilhadas ao lado ou até mesmo dentro de um pote maior.

Porém, existem outras opções para ajudar a deixar a cozinha organizada, funcional e limpa. “Como pensarmos na organização? Dividimos assim os setores: área molhada (pia), fogão, local para refeições rápidas e o local para a geladeira, que deve ser de fácil acesso”, explica Mariana. É preciso pensar em todos os detalhes para deixar a cozinha mais prática e a arquiteta explica alguns truques.

“No setor da área molhada (pia), deve-se ter um espaço de no mínimo 60 cm para manter próximos eletrodomésticos, como máquina de lavar, além de escorredor, lixeira, etc. No setor do fogão, deve-se ter 30 cm nas laterais para o armazenamento de temperos e utensílios para a cocção”, detalha Mariana.

E as dicas vão além. “Os demais eletrodomésticos, como liquidificador, torradeira e cafeteira devem estar em uma bancada de apoio com tomadas suficientes. O gaveteiro para toalhas, talheres e armários para a louça usada no dia a dia deve ficar próximo à bancada de refeições rápidas com no mínimo 45 cm de profundidade”, acrescenta a arquiteta.

Se a ideia é organizar até mesmo dentro da geladeira, também existem ideias para isso. Pode-se utilizar gavetas e cestos para separar os alimentos internamente. Hoje em dia também estão disponíveis organizadores de latas e de ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário