terça-feira, 30 de agosto de 2016

Tambaqui, "Rei do Amazonas"

Criação de peixes registra aumento de mais de 50% . Mas, alta produtividade ainda não atende ao consumo de peixe do estado. Tambaqui é a espécie mais criada no estado, com 95% do total. Veja ao final da matéria receita de como fazer churrasco de tambaqui. Você vai se apaixonar pelo sabor da carne.

              Resultado de imagem para tambaqui assado

A criação de peixes deu um salto no Amazonas nos últimos anos. Como a quantidade retirada dos tanques ainda está longe de atender ao consumo interno, a intenção aumentar a produção. A lâmina d'água logo ganha movimento e revela o negócio em expansão. Há pouco tempo, a propriedade de Valdeci Maciel, que fica em Presidente Figueiredo, era dedicada à criação de gado leiteiro, está cheia de tanques. "O peixe deixa pra nós hoje uma faixa de 75% a 80% de lucro, sendo que o gado era 35%", compara o criador.

Um levantamento recém-divulgado pela Secretaria Estadual de Produção mostra um crescimento de 58% nos últimos cinco anos. Saltou de uma faixa de 13 mil toneladas em 2011 para 21 mil no ano passado e seguem em alta. Esse ano, a previsão é de fechar com a comercialização de mais de 23 mil toneladas de peixe de cultivo.

Mesmo com esse crescimento, a piscicultura no Amazonas não consegue atender nem a demanda de consumo do estado, que chega a 150 mil toneladas por ano. É principalmente por isso que a meta é pelo menos dobrar essa produção nos próximos dois anos.

"Sair das 23 mil toneladas para 46 mil toneladas. Isso, na verdade, em uma piscicultura não só familiar como empresarial", diz Geraldo Bernardino, secretário executivo da Sepror.

O criador José Nilson, que alimenta os peixes duas vezes por dia, já pensa em ampliar a produção. "Se fizer como manda o figurino dá um grande resultado. Apesar de ser só dois tanques, mas futuramente eu vou ter mais tanques aqui. Aí, realmente vai dar um resultado melhor, né?", diz o engenheiro de pesca Tomás Sanches.

O tambaqui é a espécie mais criada no estado, com 95% do total.

TAMBAQUI NA BRASA

Receita de Rosangela Pedroso

Ingredientes

    1 tambaqui de 5 kg ou outro peixe de escamas
    3 pimentas de cheiro
    4 tomates médios em cubos pequenos
    1 pimentão verde pequenos em cubos
    2 cebolas médias picadas
    1 maço pequeno de cheiro verde picado em finos pedaços
    Azeite
    Vinagre
    Sal a gosto
    Farinha de mandioca (fina)
    4 cabeças de alho
    Limão para limpar o peixe

Modo de Preparo

    Lavar o peixe com limão
    Fazer um vinagrete com tomate, pimentão, cheiro verde, cebola e pimenta de cheiro, além do vinagre acrescentar azeite a gosto no vinagrete
    Após o vinagrete estar pronto, acrescentar a farinha de mandioca até que se forme um pirão úmido
    Passar azeite por toda a parte de dentro do peixe e colocar sal a gosto
    Colocar as cabeças de alho, dentro do peixe (2 na cabeça e 1 no meio e no fim da barriga do peixe) para diminuir o cheiro forte
    Após os passos anteriores colocar o "pirão de vinagrete" dentro do peixe, inclusive a cabeça
    Para assar o peixe utilize papel alumínio, envolvendo todo o peixe, mas antes de envolver o peixe, passar azeite para dar um sabor a mais e evitar que o papel alumínio grude no peixe
    Para verificar se o peixe está cozido, enfie um garfo no lombo do peixe, se entrar com facilidade, já está cozido e você pode retirar o papel alumínio e deixá-lo na brasa, ou se preferir pode fazer sem o papel alumínio, mas você terá que passar o azeite por fora do peixe e mantê-lo fora do alcance da brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário