quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CUIDANDO DA SAÚDE : Meditação ajuda a tratar pacientes de transtornos do sono, indica estudo

                              


Teste clínico na Califórnia avaliou eficácia de prática budista em 25 adultos. Pacientes tiveram melhora superior à de grupo tratado só com orientação.

Um ensaio clínico para avaliar o impacto da meditação em adultos que sofriam de distúrbios do sono concluiu que essa pratica ajuda as pessoas a dormirem melhor.

O estudo, realizado pela UCS (Universidade do Sul da Califórnia), em Los Angeles, comparou 25 indivíduos que lidaram com o problema durante um mês por meio da meditação a outros 25 que foram submetidos a orientações psicológicas e comportamentais.

Os dois grupos foram comparados com uso de uma escala que mede o grau de perturbação do sono analisando aspectos como duração, capacidade restauradora, perturbações noturnas, necessidade de remédios e sonolência diurna.

Antes do teste, voluntários do estudo tinham um grau de 10,2 na perturbação do sono, índice atribuído de acordo com a soma desses fatores. Os pacientes que passaram apenas pelas sessões de orientação diminuíram o grau de transtorno para 9,1, enquanto os praticantes de meditação obtiveram um resultado melhor, derrubando o número para 7,4.

A variedade de medição usada pelos pacientes foi a meditação de atenção plena, de origem budista, focada na respiração. É uma técnica diferente da meditação transcendental, disseminada pela yoga.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico “JAMA Internal Medicine”, da Associação Médica Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário