segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Escolas oferecem aulas de desenvolvimento de aplicativos

                               

Crianças estão na frente da corrida pelo alfabetismo digital que dominará o século 21. Mais do que apenas aprender a utilizar dispositivos tecnológicos, a onda agora é saber criá-los usando linguagens de programação – o código através do qual são feitos todos os programas de computador. 

Elas estão dando os primeiros passos nessa direção cursando aulas de desenvolvimento de games e aplicativos de celular. Pelo exemplo de algumas crianças, meninos ou meninas, os educadores começam a entender que as redes fazem parte da vida dos mais novos e que, em vez de lutar contra a realidade, é preciso estimulá-los a usar o tempo em frente à telinha de forma produtiva. “O boom de hoje é o que o inglês viveu há 30 anos”, afirma Jayme Nigri, sócio da Futura Code School.

As escolas brasileiras já enxergaram a tendência e estão colocando aulas de desenvolvimento de aplicativo em sua grade curricular, ainda como disciplina optativa. Em São Paulo, uma instituição implementou este ano aulas extracurriculares de códigos de computador a estudantes entre 11 e 13 anos. “Para que consigam construir e publicar apps na Google Play ou na Apple Store eles precisam de dois anos”, diz Gustavo Pohl, um dos coordenadores de tecnologia educacional do Colégio Pentágono. A escola lotou as primeiras classes da disciplina enquanto cursos que as oferecem viram a demanda dobrar nos últimos meses. Saber programar desenvolve criatividade e raciocínio lógico, afirmam os especialistas. “É uma espécie de musculação mental”, diz Daniel Cleffi, fundador da escola MadCode.

Universo da Web

Crianças e adolescentes dominam o mundo da tecnologia. Entre os 20,5 milhões que estão na rede, 82% (acessam via celular);
79% (tem perfil em redes sociais) e 81% (usam todos os dias).

Total de usuários, crianças e adultos:

De 10 a 17 anos (77%);
De 18 a 24 anos (76%);
De 25 a 34 anos (47%);
De 45 a 59 anos (33%);
60 anos (11%).

Fonte: ISTOÉ.

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