quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Dez alimentos que "fingem fazer bem". Cuidado!
A lista é apavorante, inclui até o chás em sachês, mas alerta sobre o benefício de comer a fruta com casca.
1- Refrigerante light
De acordo com a nutricionista Andreia Barros, que listou esses alimentos no Estadão, o refrigerante light não tem valor nutricional relevante e rouba o cálcio do organismo por causa do alto teor de fósforo.
2- Sucos de caixinha
Beber um suco de caixa não equivale a tomar um extraído diretamente da fruta, pois é rico em conservantes e açúcares a fim de não estragar até chegar ao supermercado.
3- Sopa industrializada light
Mesmo contendo poucas calorias, sopas industrializadas light não são recomendadas pela alta quantidade de sódio. Além disso, não têm outros valores nutricionais relevantes para o organismo.
4- Pêssegos em calda
Apesar de serem frutas, as em calda contêm muito açúcar e devem ser evitadas. Prefira as frutas como são naturalmente e, se puder, as coma com a casca.
5- Chá de sachê
Os chás em pó e de sachê são fáceis de comprar e consumir, mas não trazem os mesmos benefícios que os chás feitos de ervas. Os das plantas, em geral, conservam mais os nutrientes benéficos para a saúde e não contam com conservantes.
6- Miojo
Além de ter muito sódio, a massa não é nutritiva, segundo a nutricionista
7- Barra de cereal
Há uma grande variedade de barras de cereal no mercado. Algumas, de fato, são ricas em fibra e retardam a absorção de glicose. Outras são mais calóricas. É importante ver no rótulo qual é a composição, a quantidade de gordura e de sal para não ser 'enganado'.
8- Legumes já cortados
Quando for comprar legumes, opte pelos alimentos frescos. "Legumes já cortados perdem um pouco dos nutrientes", diz Andreia.
9- Legumes em conserva
De acordo com Andreia, legumes em conserva também perdem boa parte de seu valor nutritivo. Além disso, eles têm sódio. A OMS recomenda que adultos consumam menos de 2 gramas de sódio por dia.
10- Biscoitos
Alguns biscoitos de água e sal também têm gordura e sódio, inclusive em suas versões integrais. "No caso do Club Social, por exemplo, quando você come, você percebe que tem gordura", afirma Andreia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário