A quinta edição do Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Mundial de Surf, marca os 30 anos da competição e a relação de sucesso com o Rio de Janeiro. Saquarema, conhecida como a “Maracanã do Surf”, novamente recebe os grandes do esporte desde quinta-feira (20/6). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), é um dos apoiadores do torneio, que prazo de encerramento até dia 28/06.
O Rio de Janeiro faz parte do calendário desde o primeiro Circuito Mundial, em 1976, com os com os pioneiros eventos na Praia do Arpoador, mas a maioria aconteceu na Barra da Tijuca, até mudar para a “Cidade do Surf” da Região dos Lagos, onde os brasileiros estão invictos com os títulos de Adriano de Souza, em 2017, e Filipe Toledo, em 2018. Em 2019, são 14 brasileiros disputando o título masculino com 22 surfistas de outros países e três brasileiras entre as 18 concorrentes ao título feminino.
Vencedores do Oi Rio Pro
Filipe Toledo conseguiu um inédito bicampeonato no Oi Rio Pro com a vitória no ano passado. O surfista venceu o primeiro em 2015, diante de uma multidão impressionante que lotou a Barra da Tijuca. O havaiano John John Florence, líder do ranking 2019, ganhou a última na capital carioca, em 2016, e Adriano de Souza a primeira em Saquarema, em 2017.
Em todos os dias, a comissão técnica da World Surf League se reúne nas primeiras horas das manhãs, para analisar as condições do mar e definir a programação, se haverá competição ou não, em que praia, Itaúna ou Barrinha, além de qual categoria vai abrir o dia e o horário da primeira bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário