quinta-feira, 6 de junho de 2019

Rio tem “O Mundo dos Cafés”: é um convite aos apreciadores da bebida

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O evento, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, é uma parceria com o caderno Ela de O Globo, que vai promover workshops e degustações no BarraShopping e no VillageMall.

Cada brasileiro bebe em média 817 xícaras de café por ano. O número faz do Brasil o maior consumidor do mundo, com uma média seis vezes superior à global. Estima-se que 15% de todo o café bebido no planeta seja consumido por aqui. Os dados são da consultoria Euromonitor, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Com tamanha demanda, eventos atraem apreciadores em todo o país, inclusive no Rio. O Globo, por meio do Ela, realizará a segunda edição do evento O Mundo dos Cafés . A iniciativa reunirá produtores, lojas do setor e especialistas no VillageMall de 6 a 9 de junho  e no BarraShopping, de 6 a 12 de junho .

O público terá acesso a produtos, harmonizações, workshops e uma série de outras atividades relacionadas ao tema. Os visitantes também poderão fazer compras em mercados de café, onde produtores independentes vão expor suas torras e safras especiais. A primeira edição, em 2018, foi realizada apenas no VillageMall.

– Sabendo da paixão do carioca pelo café, estamos trazendo de volta o evento que conquistou nossos clientes no ano passado. Os dois espaços. BarraShopping e VillageMall,  vão receber produtores de diversas regiões e apresentar uma programação bastante diversificada, que inclui desde degustações de blends especiais a workshops com profissionais – diz o diretor regional dos shoppings, Gabriel Palumbo.

Os produtores fluminenses tiveram prioridade na seleção para fazer parte do evento neste ano, embora não representem a totalidade. Na lista de participantes estão Cafezal em Flor, Tassinari, Camocim, Sitio Cordilheiras, EcoAgrícola, Vale do ER, Fazenda Paradiso Café, Café Duas Barras, Café Cantares, Café Reserva Aroeira, Café Iranita, Kaldi, Monthal e Coffee Five, além do Café do Moço, de Estela Cortes e Leo Moço, curadores do evento.

– O Rio está voltando a produzir café de qualidade. Esses produtores enfrentam um problema de divulgação e precisam ter mais espaço – afirma Estela.

O Rio é historicamente conhecido por ter sido uma grande potência cafeeira. No século XIX, a região do Vale do Café, que engloba 15 municípios no interior do estado, respondia por aproximadamente 75% da produção nacional.

– Isso acabou se perdendo com o tempo e o avanço da produção em Minas. De uns anos para cá, voltaram a investir, inclusive em cafés especiais, por ser um segmento mais rentável – diz Estela.

Maior produtor e exportador de café no mundo, o Brasil como um todo tem se destacado no segmento dos especiais. A produção desse mercado quase dobrou nos últimos três anos no país: foi de 5,2 milhões de sacas em 2015 para 9,4 milhões de sacas em 2018, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). Se depender da demanda, o cultivo também deve continuar em alta. Segundo estudo encomendado pela BSCA à Euromonitor, o consumo no Brasil foi de 705 mil sacas no ano passado, o que movimentou cerca de R$ 2,6 bilhões.

Programação do evento

No VillageMall, a programação terá treze workshops com especialistas em café que vão ensinar como preparar e harmonizar a bebida. As aulas serão realizadas todos os dias, em diferentes horários. Entre os assuntos escolhidos há “latte art” (técnicas de vaporização e desenhos com leite), café especial versus comercial, drinques alcoólicos para fazer em casa, teste sensorial (análise básica entre dois cafés diferentes), harmonização de café com queijo, café e gastronomia.

Já no BarraShopping, teremos um Café Bar que promete ser um mix de experiências em torno do universo do café. Além de degustações oferecidas pelos produtores, os visitantes poderão aprender mais sobre o tema em bate-papos com empresas conceituadas, como Fran’s Café (com o tema café especiais, seus rituais e harmonizações), Cacau Show (chocolates para harmonizações com cafés e cappuccinos), Casa Bauducco (café gelado), Coffetown (preparo de cafés especiais em casa e cafés especiais do Brasil), Nespresso (Barista Creations, a combinação mágica entre café e leite), Starbucks (regiões de cultivo, tipos de torra e história do Café/Starbucks e Le Vin Bistrô (harmonização por similaridades e contrates).

Além do evento, os Shoppings ainda contam com uma promoção especial para o Dia dos Namorados. Até o dia 12 de junho, os clientes podem ganhar um par de canecas de porcelana da cafeteria Starbucks a cada R$ 600 em compras, no VillageMall, e R$ 400, no BarraShopping.

Serviço:

O Mundo dos Cafés

De 6 a 9 de junho, no Piso L1, no VillageMall

De 6 a 12 de junho, na Praça de Eventos do BarraShopping

Gratuito (é preciso fazer inscrições para os workshops)
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