quarta-feira, 26 de junho de 2019

Destruição do turismo no Rio

    Resultado de imagem para Motel Vip's

Patrimônio das histórias cariocas, Motel Vip's fecha as portas

Estabelecimento funcionava há 48 anos no local e encerrou as atividades no sábado (22/6). Dona diz que nunca foi comunicada pelo poder público sobre fechamentos da avenida. Prefeitura e Justiça ajudam a enterrar mais lugares que eram ícones da cidade marvilhosa.

Depois de ficar pelo menos 2 dos últimos 5 meses fechado, os donos do histórico Motel Vip's – que fica na Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio de Janeiro – resolveram encerrar de vez as atividades do estabelecimento neste fim de semana.

Dona do motel, Anna Thereza Barros, explicou que as dificuldades que levaram ao fim do funcionamento do motel começaram em 2014, quando teve início a construção da Ciclovia Tim Maia.

Desde aquela época, a empresária disse que a prefeitura tem interrompido a passagem de carros na Niemeyer sem nenhum comunicado prévio ao comércio local. A avenida é a única via que dá acesso a motéis, estabelecimentos e casas na região.

A gota d'água para a empresária foi um telefonema de uma cliente na última sexta-feira (21). A mulher dizia que tinha sido barrada por agentes na subida da Niemeyer devido a uma decisão judicial que impedia o tráfego de carros.

A decisão de fechar as portas foi tomada no sábado (22), como antecipou o colunista Ancelmo Gois, de O Globo.

Jogo de empurra

Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a determinação de fechar a Niemeyer foi da Justiça e que interditou a via para cumprir a decisão.

"De acordo com a decisão judicial, o trânsito está interditado nos dois sentidos para circulação de veículos motorizados e não motorizados, preservados os acessos a moradores e pessoas por eles autorizadas", diz o Município.

Ainda no texto, a prefeitura comunicou que "agentes fazem o bloqueio e controlam o acesso de veículos". E complementa: "a Prefeitura recorreu à Justiça para manter a via aberta, mas não foi atendida".

Interdições constantes

Desde fevereiro deste ano, Anna Thereza calcula que o motel ficou fechado 60 dias, principalmente na parte da noite, horário de maior movimentação no estabelecimento.

Diante dos problemas, a empresária questionou, por exemplo, por que veículos são proibidos de trafegar na via, mas, por outro lado, pedestres passam sem serem incomodados por agentes municipais.

"Há limites para veículos, mas não há para pedestres? Só tem risco para automóvel? Como vai manter um estabelecimento desse tamanho [do VIP's] com essa via interditada? E sem nenhuma resposta da prefeitura? Eu sou a terceira geração da gestão do VIP's e ninguém pra me dar uma satisfação. Nada. É descaso e falta de respeito", reclamou a empresária.

Funcionando há 48 anos na Niemeyer, o Vip's tem 43 quartos e empregava 60 pessoas. Anna Thereza lamentou ter que demitir os colaboradores e disse que eles são uma equipe maravilhosa. Ela não disse o que vai acontecer com o imóvel.

Niemeyer fechada

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, no dia 6 deste mês, manter fechada a Avenida Niemeyer. Para o poder judiciário, a via ainda não estava segura e deveria permanecer interditada para o tráfego de veículos

Depois disso, estava prevista uma nova vistoria pelos peritos nomeados pela Justiça no prazo de cinco dias. Somente a partir desse período seria decidido se a via seria reaberta ou não.

Fonte G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário