quarta-feira, 19 de junho de 2019

Brasil tem 30 cidades coloniais para se conhecer

     Resultado de imagem para paraty
     Paraty - RJ

Elas dão exemplos de construções do período colonial, e são algumas cidades históricas espalhadas pelo Brasil que conseguiram manter características dessa época, com inúmeros casarios ainda bem conservados, ruazinhas de pedras, igrejas gigantescas com seus interiores repleto de decorações banhadas a ouro e outros monumentos imponentes.

Esse cenário nos dá uma sensação de nostalgia e nos transportam diretamente para o passado, fazendo com que os turistas que visitem essas cidades históricas, compreendam (ou pelo menos imaginem) como era o dia-a-dia das pessoas que viveram nesses municípios durante nesse período.

São cantos no Brasil muitos charmosos e repletos de atrações, que envolvem história e natureza, confira:

REGIÃO - Sudeste

Paraty – Rio de Janeiro

Um dos destinos mais visitados do RIio de Janeiro, a cidade de Paraty possui um charmoso centro histórico em frente ao litoral de águas em tons de azul e verde. Além das construções simbólicas que enfeitam as ruas e becos da cidade histórica, os turistas podem aproveitar de ótimas praias, trilhas ecológicas e praias.

Petrópolis – Rio de Janeiro

Conhecida também como Cidade Imperial Petrópolis no Rio de Janeiro, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana.

São Luiz do Paraitinga – São Paulo

A cidade recebe muitos turistas durante o ano, mas é no carnaval que o destino tem seu apogeu quando milhares de foliões colorem as ruas do centro histórico para acompanhar as tradicionais marchinhas.

Bananal – São Paulo

Bananal está bem próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro ainda preserva seus patrimônios históricos. Em seu interior também existem fazendas de café em meio a mata atlântica muito bem preservada da região que podem ser visitadas.

Iguape – São Paulo

Iguape é umas das cidades mais antigas do Brasil, e está localizada a 220 km de São Paulo no Litoral Sul Paulista. Está localizada a 220 km de São Paulo no Litoral Sul Paulista. Quem gosta de praia pode pegar uma balsa e atravessar uma ponte para Ilha Comprida, ou pegar uma balsa para a Barra da Ribeira.

Ouro Preto – Minas Gerais

Concebida com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade , a cidade de Ouro Preto é a grande joia do estado de Minas Gerais. Ouro preto simplesmente abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro e preservando imponentes construções que fazem parte da história do país, como as igrejas de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Pilar, decorada com mais de 400 quilos de ouro.

São João del Rei – Minas Gerais

Entre os principais cartões postais da charmosa cidade histórica estão a igreja de São Francisco de Assis, e sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que até hoje pertence a família de Tancredo Neves. Outra atração muito procurada é o passeio de Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes.

Tiradentes – Minas Gerais

Outra cidade muito famosa pelos turistas que passam pela Estrada Real, é o município de Tiradentes. A simpática cidade mineira atrai visitantes que buscam um turismo que mescla história, gastronomia, artesanato, cultura e ecoturismo. Localizada a 200 km de Belo Horizonte, a cidade fica aos pés da Serra de São José possibilitando vários passeios em meio a natureza para desfrutar de trilhas ecológicas e maravilhosas cachoeiras.

Diamantina – Minas Gerais

Fundada em 1713 o município alcançou o posto de terceira maior povoação do estado graças a descoberta da grande concentração de diamantes. Caminhe pelas ruas e descubra um pouco da história brasileira através das construções antigas da cidade. Se você gosta de natureza não deixe de explorar a Gruta do Monte.

Serro – Minas Gerais

Rodeado de belas serras, morros, rios e cachoeiras a pequena cidade de Serro está localizada no nordeste do estado de Minas Gerias, na região da Serra do Espinhaço a 240 km de Belo Horizonte.

Congonhas – Minas Gerais

Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um dos maiores tesouros do destino. A melhor época para visitar Congonhas é durante a Semana Santa, quando a cidade recebe encenações, procissões e novenas que movimentam todas as ruas e ladeiras.

Mariana – Minas Gerais

Foi a primeira vila, a primeira capital e a cidade mais rica do estado de Minas Gerais, o cartão postal pricnipal do destino sã as igrejas de São francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, ambas construídas na mesma praça por famílias que brigavam para ver quem tinha mais prestígio.

REGIÃO - Nordeste

Porto Seguro – Bahia

A cidade de Porto Seguro no sul da Bahia abriga o primeiro núcleo habitacional do país. Construída no topo de uma falésia, o espaço conta com imponentes prédios e igrejas históricas.

Salvador – Bahia

Tombada em 1984 como Patrimônio Brasileiro e no ano seguinte inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, o centro histórico de Salvador possui um maravilhoso conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico.

Lençóis – Bahia

Ponto de partida para quem deseja conhecer a Chapada Diamantina, a encantadora cidade de Lençóis é a cidade mais próxima do Morro do Pai Inácio e das grutas Pratinha e Torrinha.

Valença – Bahia

Valença é a porta de entrada para Morro de São Paulo, um dos mais cobiçados destinos da Bahia. A pequena cidade tem um charmoso centro colorido com sobrados e construções do século 18.

Piranhas – Alagoas

Erguida sobre as margens do Rio São Francisco, a encantadora cidade de Piranhas ficou famosa por ter sido local onde foi exposta a cabeça de Lampião e seu bando. O destino abriga casinhas coloridas bem distribuídas em ruas e becos que levam a impressionantes mirantes onde é possível observar toda a região.

Penedo – Alagoas

Penedo foi o primeiro povoado do estado. Fundada em meados do século 16, á cidade também está localizada às margens do Rio São Francisco. A maior atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu.

São Cristóvão – Sergipe

A quarta cidade mais antiga do país atrai turistas que desejam observar alguns dos mais ricos acervos de arte sacra do Brasil.

Laranjeiras – Sergipe

Bem próxima de Aracaju, a cidade de Laranjeira está a apenas 24km da capital e foi sede de inúmeros engenhos de cana-de-açúcar e um importante centro de comercialização de escravos.

Olinda – Pernambuco

A apenas 6 km de Recife, o centro histórico de Olinda é repleto de ladeiras pontilhados por charmosas casinhas que levam o turista que as explora ao Mirante da Sé, onde é possível ver toda a cidade com Recife no plano de fundo.

São Luís – Maranhão

A atração é famosa pelos azulejos portugueses que decoram as fachadas dos casarões de seu centro histórico. Lá é possível encontrar mercados que comercializam produtos locais, restaurantes e ótimos barzinhos.

Alcântara – Maranhão

Distante a apenas uma hora partindo do centro histórico de São Luís, Alcântara, no Maranhão merece seu reconhecimento como uma das cidades históricas mais belas do Brasil. Suas ruas carregam até hoje casarões imponentes e ruínas que tombaram com o passar do tempo. A cidade está localizada em uma parte alta onde é possível observar o mar e a capital do Maranhão mais ao fundo.

REGIÃO - Norte

Bragança – Pará

Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a região norte do país. A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.

REGIÃO - Sul

Lapa – Paraná

A simpática cidade de Lapa possui 14 quadras e 258 construções tombadas pelo patrimônio nacional. O destino fica a apenas 65 km de Curitiba e possui o maior conjunto arquitetônico do estado.

São Francisco do Sul – Santa Catarina

Localizada na Baía da Babitonga, o destino foi fundado em 1504, sendo o terceiro mais antigo do Brasil e o primeiro de Santa Catarina.

São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Tombadas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade as ruínas de São Miguel é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros e ficam quase na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e foram heranças deixadas pelas missões jesuítas no século 17.

Antônio Prado – Rio Grande do Sul

A “cidade mais italiana do Brasil” foi a última colônia italiana criada no período imperial, em 1886. Hoje o destino conta com o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no país, com 48 imóveis do centro urbano tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

região - Centro Oeste

Pirenópolis – Goiás

A pequena Pirenópolis ou Piri, para os mais intimos está no interior de Goiás e além do seu charmoso centro histórico é cercada por morros e cachoeiras.

Cidade de Goiás – Goiás

Volte ao tempo caminhando pelas belas ruas do centro histórico de Goiás. Para conhecer as igrejinhas do século 18, experimentar os famosos doces goianos e fazer uma visita à Casa de Cora Coralina, esqueça o carro e caminhe sem pressa pelas pitorescas ruas de pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário