Em tempos de muita bebedeira no carnaval, ele é um aliado contra enxaqueca, ressaca e até o mau hálito.
Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de possuir propriedades termogênicas, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado.
Estamos falando do gengibre, essa raiz nativa da Ásia que tem tanto uso culinário, emprestando seu frescor para diversos pratos doces e salgados, como também é bastante utilizado para fins medicinais, principalmente para tratar problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite.
Veja outras propriedades do gengibre:
-Ajuda a prevenir a enxaqueca.
-Alivia os sintomas da ressaca alcoólica.
-Reduz complicações devido a diabetes.
-Ameniza as dores da artrite e dores musculares.
-Reduz os sintomas de gripes e resfriados.
-Combate o mau hálito
-Alivia dores de garganta, infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite.
Muitas das propriedades do gengibre provêm do gingerol, responsável pelo sabor picante e que é uma substância dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo, além de outros componentes medicinais como o cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Possui ainda vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.
Apesar de possuir inúmeras propriedades benéficas, o gengibre não pode ser consumido por todo mundo. Seus efeitos colaterais podem incluir dores de estômago e sonolência, quando consumido em excesso, e está contraindicado para pacientes que utilizam remédios anticoagulantes, porque ele pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias.
Pacientes com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão também só podem consumir essa especiaria após orientação médica, pois descontrolar a pressão arterial. Mulheres grávidas também devem limitar o consumo máximo de gengibre a 1g por cada quilo do seu peso, sendo mais recomendado usar as raspas para aliviar os enjoos durante a gestação.
No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) deram entrada em 2018 cerca de 8.034 toneladas do produto, que tem boa oferta praticamente em todo o ano e é proveniente principalmente das cidades de Tapiraí (SP), Piedade (SP), Santa Leopoldina (ES), Atibaia (SP), Santa Maria de Jetibá (ES) e Domingos Martins (ES). No último dia 18/2, o produto estava sendo comercializado ao preço médio de R$ 2,44/kg no atacado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário