Qual fantasia usar nos blocos de rua se não tem dinheiro para investir no carnaval? As cores neon estão despontando com muita força.
As cores fortes estão bombando no verão 2019, e, assim como nas passarelas, a tendência não poderia ficar de fora da festa mais colorida do ano. A proposta é reutilizar os elementos de uma mesma make em diferentes ocasiões, dando aquele "up" no visual. Vale lembrar que qualquer pessoa pode se jogar na tendência. Na folia, não existe a palavra exagero e o único objetivo é se divertir.
Tendência do verão 2019, as cores neon já marcam presença no visual das prévias de carnaval e prometem continuar em alta até o fim da folia. A moda não está só no figurino e acessórios, mas também na maquiagem. O G1 preparou três maquiagens artísticas com neon. Os temas escolhidos foram de arco-íris, coração e geométrico.
Todas os visuais podem ser reproduzidos em casa. Todas podfem ser produzidas com uso de base, corretivo, contorno, pó e blush. Também foi utilizado um lápis para corrigir as sobrancelhas. Confira os tutoriais:
Arco-íris
Para reproduzir essa maquiagem, é preciso ter: tinta facial em cores neon, glitter correspondente às cores escolhidas, lápis corretivo, cartela de strass colorido, rímel preto, glitter em gel na cor roxa e sombra para os olhos nas cores roxa e azul.
Com a pele pronta, a maquiagem começa pelas sobrancelhas. É necessário passar um gel de sobrancelhas (ou de cabelos) para fixar melhor a sombra roxa a ser passada em cima dos fios.
Após a sombra, para dar mais brilho, pode ser usado um gel com glitter na cor roxa, ou um glitter solto da mesma cor, a depender da quantidade de brilho que deseja obter. Em ambos os casos, o glitter deve ser aplicado com batidinhas.
O próximo passo é pegar um lápis corretivo para demarcar as linhas que separam as cores do arco-íris. De acordo com a maquiadora Rafaela Oliveira, a técnica ajuda a não borrar o visual.
"Quem não tiver um lápis corretivo na cor nude, pode pontilhar com qualquer lápis, de forma suave para não riscar muito a pele", indica, afirmando que o segredo para a linha não ficar torta é ter mão firme.
Com os traços marcados, chega o momento de pegar o pincel e a tinta neon da cor escolhida. O pincel segue a linha tracejada, a partir do canto do olho, até o final do queixo. Após a marcação da linha, chega o momento de preencher. Para Rafaela, é importante passar uma segunda mão para a cor ficar mais aparente. O processo se repete a cada espaço delimitado, cada qual com uma cor.
Por cima de cada cor, a maquiagem leva um glitter do tom correspondente. "No côncavo do olho, é melhor passar o glitter com um pincel, pois a unha pode machucar a região. No restante do rosto, dá para passar com os dedos, dando uma batidinha", aponta a maquiadora. O glitter ajuda na fixação da tinta e dá uma aparência mais homogênea à maquiagem.
Apesar de a maquiagem ter sido produzida com quatro cores, ela pode ser feita com mais ou com menos, a depender da largura definida entre as linhas. "Fazendo de forma mais estreita, existe a possibilidade de usar mais cores. O dedo mindinho pode ser usado como medida nesse caso. Da maneira que fiz, o indicador resolve", explica Rafaela.
Ao terminar de preencher todos os espaços com tinta neon e glitter, nota-se que sobra um espaço abaixo do olho. Deve ser evitado aplicar tinta na região para não causar irritação. Sendo assim, uma sombra na cor azul escuro é usada para preencher a área. "Essa cor dá um destaque à maquiagem, mas não carrega tanto o olhar como o preto", afirma Rafaela.
Do outro lado da face, o procedimento deve ser repetido. No entanto, a partir do mesmo ponto do canto do olho, as linhas são demarcadas para cima, em direção à testa.
O preenchimento de tinta e glitter do outro lado do rosto deve ser usado com a mesma sequência de cores já utilizadas, para dar harmonia, segundo a maquiadora. Para finalizar, rímel preto, batom à sua escolha e um glitter por cima do batom para dar o "tchan". O olhar ainda pode ser circundado com estrasses coloridos, daqueles vendidos em cartelas como adesivos.
Coração
A maquiagem de coração precisa dos seguintes materiais: tinta facial em cor neon, glitter dourado, esponja de lavar prato, strass prata, rímel preto, sombra para os olhos na cor azul, tesoura e papel.
A tesoura e o papel servem para fazer os corações, que são utilizados na maquiagem como um estêncil (ou carimbo). Segundo a maquiadora Rafaela Oliveira, se o papel for de uma gramatura mais grossa, a técnica funciona melhor. São feitos dois corações, de tamanhos distintos, de acordo com o tamanho do rosto da pessoa. Já a esponja serve para esfumar a sombra.
A maquiagem começa a partir do côncavo, que deve ser preenchido com a cor neon escolhida, em duas "mãos" para ficar mais evidente. "Como a modelo é morena, escolhi laranja, pois dá destaque ao tom de pele dela", afirma a maquiadora. Uma sombra marrom pode ser aplicada antes da tinta para dar mais profundidade ao olhar.
Após cobrir o côncavo com laranja, uma tinta azul é usada para contornar a linha acima do olho. "Para dar uma sensação de continuidade na maquiagem, uso uma esponja para esfumar as tintas. Mas dando batidinhas, não esfregando a pele", ensina a maquiadora. A dica é passar uma segunda mão do azul depois do uso da esponja, e esfumar novamente, para a cor ficar mais aparente.
Com o coração já recortado, a aplicação na maquiagem ocorre na área das têmporas. Para segurar o coração de forma firme no rosto, a dica é usar um lápis como ponto de apoio em uma das mãos. A outra mão é usada para melar a esponja com tinta e passar no entorno do coração, como se faz com um estêncil.
O passo se repete com o segundo coração, que deve ter um tamanho diferente do primeiro. Após as duas aplicações, a esponja entra em cena novamente para esfumar a tinta. Os dois corações são aplicados também do outro lado da face.
Para dar uma selada e um “tchan” na maquiagem, é interessante colocar glitter. “Coloquei um dourado para dar mais destaque”, afirma Rafaela.
Para incrementar o visual, estrasses prateados podem ser aplicados em pontos específicos do rosto, como no cantor interior dos olhos e nas pontas dos corações. Para finalizar a maquiagem, rímel e batom à escolha.
Geométrica
Para reproduzir a maquiagem feita com formas geométricas, os materiais necessários são: tinta facial em cor neon, glitter dourado, lápis corretivo, rímel e delineador pretos e sombra para os olhos na cor marrom.
A maquiagem começa pela linha da sobrancelha, passa para as áreas da testa e bochecha e termina com queixo e nariz. Ao todo, são utilizadas cinco tintas em cores neon: amarelo, azul, laranja, rosa e verde.
Em azul, a primeira linha traçada pela maquiadora Dorghillany Holanda é a que fica abaixo da sobrancelha. "Para fazer um contorno bem fino, é importante usar um pincel, na horizontal, sem pressionar muito. Quando a linha da sobrancelha começa a descer, no canto do olho, dá para dar uma encorpada na linha, girando o pincel e pressionando mais", explica.
Ainda conforme a maquiadora, no momento de fazer as circunferências nas diversas partes do rosto, é interessante fazer uso de um pincel com a forma redonda. A dica, para quem não tenha o material, é usar o cabo de qualquer pincel no lugar. "Dar uma giradinha com o pincel melado de tinta ajuda a deixar a forma bem marcada e circular", explica.
Para Dorghillany, também faz a diferença no visual respeitar os diâmetros das bolinhas em toda a maquiagem. Outra dica é dar uma segunda mão nelas, para a cor ficar mais aparente, e a textura, mais consistente.
As bolinhas rosas da área da bochecha são feitas na área em que é posto o iluminador, um pouco acima da marca do blush. "Ela é feita como se tivesse indo encontrar a linha da sobrancelha, da mesma forma que as bolinhas feitas na área da testa acompanham os fios", afirma Dorghillany. Já as formas triangulares, nas áreas do queixo e testa, tomam como guia o centro do rosto.
Para ela, o interessante dessa maquiagem é fazer uma "brincadeira" no rosto, a partir do uso de tintas. "É possível trabalhar com formas simples, como círculos, triângulos e linhas, mas vai de cada um. Nada impede que um desenho mais elaborado possa ser feito", lembra. Na pintura das linhas mais grossas, o uso de um lápis corretivo, previamente, pode atuar como guia.
Ainda conforme a profissional, essa maquiagem, feita a partir de detalhes, realça a beleza natural das mulheres. "Essa maquiagem é para aquela mulher que se sente bem consigo mesma. Pode notar que não fazemos contorno, nem nada", afirma.
O visual é finalizado com delineado no olho, rímel preto, batom à escolha e glitter dourado na área das têmporas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário