sábado, 22 de dezembro de 2018

Saiba quais praias do Rio estão próprias para o banho nesse Verão

                Resultado de imagem para camboinhas niteroi
                Camboinhas - Niteroi,RJ

A chegada da nova estação a partir desta sexta-feira faz com que pensemos aquele lugar para pegar um bronze.  

Das dez praias mais limpas do Grande Rio ao longo de 2018, quatro ficam em Niterói. O Portal G1, da Globo, tabulou dados das análises do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para descobrir quais foram mais classificadas como próprias e as mais reprovadas.

Em três, todas as análises deram positivo para banho: Prainha e Recreio, na Zona Oeste, e Camboinhas, em Niterói.

Copacabana se manteve entre as mais limpas em 2018, mas a vizinha do Leme tem estado imprópria desde meados de novembro. O Inea respondeu que foi por causa das chuvas do mês passado.

Ipanema e Leblon tiveram desempenho pior que o Arpoador e o Diabo – a mais limpa da Zona Sul, com 98% das análises positivas.

Na maioria das praias – as mais frequentadas –, o Inea fez cerca de 90 testes, normalmente dois por semana. Em outras, como as das Ilha do Governador, os técnicos colheram amostras a cada 15 dias. Paquetá foi analisada semanalmente.

Nas maiores, o órgão estabelece até quatro pontos para retirar a amostra – caso de Copacabana e Barra. Neste caso, o G1 calculou a média das análises.

Prainha é uma das três praias do Grande Rio aprovadas em todas as análises de 2018 até agora — Foto: Alexandre Macieira/RioturPrainha é uma das três praias do Grande Rio aprovadas em todas as análises de 2018 até agora — Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Para uma praia ser considerada imprópria, a amostra não pode conter 2.500 NMPs (ou mais) de coliformes resistentes a temperaturas por 100 ml. NPM é a sigla para número mais provável, obtido por tabelas de probabilidade. Também recebe o sinal vermelho a praia que anotou pelo menos 1.000 NMPs em duas das últimas cinco análises.

Paquetá

Nas águas da Baía, níveis de bactérias que indicam a presença de fezes também são medidos. Pesquisadores buscam a E.coli e enterococos nas amostras.

Das oito praias de Paquetá, a da Moreninha foi a que teve melhor desempenho, com 81% – a média da ilha foi de 47%.

Impróprias

Onze praias passaram 2018 inteiro consideradas impróprias – nenhuma análise do Inea recomendou o banho.

    Bandeira (Ilha do Governador)
    Botafogo
    Cardo (Sepetiba)
    Galeão (Ilha do Governador)
    Pelônias (Ilha do Governador)
    Pitangueiras (Ilha do Governador)
    Ramos
    Recôncavo (Sepetiba)
    Ribeira (Ilha do Governador)
    São Bento (Ilha do Governador)
    Sepetiba

Flamengo, bastante frequentada, foi reprovada em 91% dos testes. Em São Conrado, apenas um quarto das análises foi favorável.

A regra geral do Inea é evitar o banho de mar nas primeiras horas após chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário