quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

BEM ESTAR : Dieta vegana pode causar deficiência nutricional

                     Resultado de imagem para Dieta vegana pode causar deficiência nutricional

O alerta foi publicado com um estudo em importante jornal europeu. A falta de nutrientes, como vitaminas e minerais, pode reduzir a imunidade e atrasar o desenvolvimento infantil. Vegetais frescos: Comer mais alimentos - e ingerir menos sal - pode ser o segredo para um coração saudável.

O veganismo já está se tornando uma das causas da fome oculta (ou deficiência marginal), problema causado pela falta crônica de nutrientes essenciais na dieta, como vitaminas e minerais. Mesmo que passe despercebida, a fome oculta pode trazer graves consequências, incluindo menor resistência a doenças, deficiência mental e até morte. Aliás, de acordo com estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition (EJCN), a saúde óssea é uma das principais preocupações para os veganos, população cuja taxa de fraturas é quase um terço mais alta se comparada à população geral. Isso acontece porque esse grupo apresenta menor consumo de cálcio e vitamina D e baixa densidade mineral óssea.

Por causa disso, especialistas recomendam às pessoas que adotam o veganismo que consumam alimentos fortificados (com adição de vitaminas e minerais) e tomem suplementos alimentares. “Quando se é vegano, é necessário ser muito mais vigilante sobre o consumo de nutrientes que não são tão inatos à sua dieta”, alertou a nutricionista Kate Scarlata, à revista Women’s Health.

Deficiência nutricional

Ao excluir um determinado gênero alimentício da dieta é preciso substituir por outros alimentos capazes de fornecer nutrientes semelhantes. Estudos indicam que a população vegetariana e vegana apresenta taxas elevadas de deficiência de ômega 3, iodo, ferro e vitamina B12 – nutrientes mais frequentemente obtidos de alimentos de origem animal. A falta de iodo, por exemplo, pode causar deficiência mental – no Reino Unido essa deficiência de iodo é a maior causa do problema.

Já a ausência de vitamina B12 pode provocar sintomas graves, como cansaço extremo, fraqueza e má digestão. No caso de crianças veganas, a deficiência pode causar atraso no desenvolvimento. Quando não tratada, a falta de vitamina B12 pode acarretar em danos irreversíveis ao nervo. Qualquer quantidade mais baixa do nutriente – ainda que não seja classificada como deficiência – pode ser prejudicial para a saúde e aumentar o risco de doenças cardíacas. “As dietas veganas consistem de ferro não-heme, que não são absorvidos pelo sangue. Quanto à B12, a vitamina é naturalmente encontrada apenas em produtos de origem animal”, disse Kate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário