sexta-feira, 27 de julho de 2018

Aproveite roteiro turístico gratuito pela Zona Sul do Rio

                Resultado de imagem para casa de roberto marinho
                Casa do Jornalista Roberto Marinho no Cosme Velho
A Zona Sul carioca é muito mais que somente praias. É possível aproveitar as férias ou dias de folga com um roteiro econômico.

A Casa Rui Barbosa, por exemplo, localizada em Botafogo, tem entrada gratuita.Após a morte do jornalista e líder político, o governo comprou o prédio, incluindo a biblioteca e o arquivo, e em 1930 inaugurou o espaço como o primeiro museu-casa do Brasil. Os ambientes permaneceram basicamente fiéis aos da casa, mas receberam nomes que representam momentos marcantes na vida pública de Rui Barbosa.

Lá, é possível visitar a “Sala Casamento Civil”, que ganhou o nome porque Rui brigou pela obrigatoriedade do casamento civil; a “Sala Bahia”, em homenagem ao Estado onde nasceu; a “Sala Constituição”, já que Rui foi coautor da Constituição da Primeira República, e que abriga constituições de vários países.

O Museu está aberto à visitação de Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h30; Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Ainda é possível programar visitas medidas e passear pelo jardim.

Na Gávea, Instituto Moreira Salles (IMS) é excelente opção cultural para uma tarde com a família. Com entrada gratuita, a casa onde Walther Moreira Salles morou, hoje, sedia exposições, filmes e shows. O local ainda abriga acervos de fotografia, música, literatura e iconografia. A própria casa é um atrativo para os visitantes por ser um marco da arquitetura moderna dos anos 1950.

_ O projeto é de 1948, do Olavo Redig de Campos e o projeto de urbanismo é do Roberto Burle Marx. Nós também recebemos a visita de vários pesquisadores por causa do arquivo do instituto, que conta com mais de dois milhões de imagens. - explicou Elizabeth Pessoa, coordenadora do IMS.

Já a casa Roberto Marinho, localizada no Cosme Velho, se tornou um centro cultural em 2018 para expor obras da coleção do jornalista e fundador da Rede Globo. O espaço tem mais de 10.000 m² de extensão, incluindo um jardim projetado por Burle Marx e uma sala de cinema.No mês de julho, a instituição passou a exibir documentários de arte na sala de cinema da casa, sem cobrança adicional de ingresso.

A visitação acontece de terça-feira a domingo, de 12h às 18h e é gratuita às quartas-feiras. Nos demais dias, a entrada custa R$10 (inteira) e R$5 (meia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário