quinta-feira, 19 de julho de 2018

Guarulhos ganha nova rota para Santiago

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Emirates tem voo de São Paulo para a capital do Chile, com cinco partidas semanais em um jato ultramoderno.

O primeiro voo da aeronave na nova rota da companhia área Emirates, que liga Santiago do Chile a Dubai e faz escala em São Paulo, com cinco partidas e chegadas por semana aconteceu no início do mês, partindo do aeroporto da capital paulista de Guarulhos. 

O avião escolhido para a rota é um dos dez Boeings 777-200 LR recém-reformados pela companhia do Oriente Médio, um investimento de US$ 150 milhões (R$ 589 milhões).

O objetivo da Emirates vai além de estabelecer a ligação entre o Chile e o Oriente Médio. Por ter uma proposta premium, a companhia quer atrair turistas que saem do Brasil para Santiago e querem uma experiência mais requintada a bordo.

Há 264 lugares na classe econômica em filas com dez poltronas —três em cada lateral e quatro no centro. Os encostos são largos e há espaço razoável para pernas, além de apoio de cabeça com abas reguláveis.

As telas do sistema de entretenimento impressionam pela qualidade de imagem, embora tenham tamanho padrão para a categoria.

O catálogo disponível a bordo no voo inaugural dispõe de mais de 500 filmes, porém, muitos títulos recentes não têm áudio em português.

A experiência de fato está nos 38 assentos da nova classe executiva, com padrão semelhante ao adotado pela empresa no Airbus A380, que faz a continuação da viagem, de São Paulo a Dubai.

A poltrona bege de material similar ao couro tem comandos elétricos e pode ficar plana como uma cama. O passageiro pode assistir vídeos na tela de 23 polegadas e há também um tablet com funções do sistema multimídia. O visual ostentação é complementado por aplicações de madeira clara envernizada.

Um nicho com portinhola guarda latas pequenas de refrigerante e água Perrier. Quem preferir a opção sem gás encontra uma garrafa de Evian no bolso à frente do assento.

Privilégio da classe executiva, o cardápio entregue aos passageiros inclui entrada, carta de vinhos e três opções de pratos quentes a escolher. Os textos estão em espanhol, inglês e árabe.

Ainda em solo, os comissários servem sucos, champanhe Veuve Clicquot e castanhas salgadas.

Só não espere ganhar o kit de amenidades com perfume e hidratante Bvlgari. A nécessaire é exclusividade do trecho mais longo, São Paulo-Dubai.

Outra diferença entre o voo na América do Sul e o trecho rumo aos Emirados Árabes aparecem na configuração das fileiras de assentos na classe executiva: 1-2-1 na "perna" mais longa, 2-2-2 na mais curta.

Os voos saem de São Paulo sempre às 18h30 e duram quatro horas. As viagens a partir de Santiago decolam à 1h10. Na pesquisa de preço da passagem na classe econômica feita no site da Emirates nesta segunda (9) para o feriado de Sete de Setembro, por exemplo (com partida de São Paulo na sexta 7 de setembro e volta de Santiago no domingo, dia 9), sai por R$ 1.394 por pessoa —na classe executiva, o valor passa para R$ 3.000 por pessoa. 

Stephane Perard, diretor regional da Emirates no Brasil, afirma que os horários de ida e volta do trecho  devem atrair empresários e executivos que viajam a trabalho para o Chile. "É possível ir no dia anterior, trabalhar e ainda jantar com clientes antes de embarcar de volta a São Paulo."  

A Emirates é a Babel dos ares. A equipe de bordo do voo inaugural rumo a Santiago tem funcionários de seis países diferentes que podiam atender em 14 idiomas.

Em breve, as equipes da empresa deverão receber muitos chineses no voo até Santiago. Esse é o sonho da Secretaria de Turismo do Chile, de olho nos 60 mil visitantes do país asiático que passaram pelo Brasil em 2017.

O desejo da Emirates e do governo chileno é que esses turistas que gastam bem —60% em viagem de trabalho, segundo a Embratur— se animem a esticar os voo que parte de Dubai e incluir na programação um passeio por Santiago.


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