O empresário Omar Catito Peres ( que aparece ladeado por Ricardo e Gisela Amaral) considera que o "estado de saúde" do Rio inspira cuidados. Dono de empreendimentos de peso, e até históricos, no Rio e em Brasília, ele se prepara para inaugurar o Hippo, em Ipanema. Depois de ler a matéria publicada no Globo, com o desabafo de um empresário do ramo de restaurantes (que reproduzimos aqui no Blog), ele postou em sua página no Facebook o seguinte desabafo também. Em alguns momentos apontando solução. Veja:
É GRAVE A CRISE NO RIO.
Como investidor no setor posso atestar o que está acontecendo. Diariamente recebo oferta para comprar restaurantes em dificuldades.
Na Zona Sul conheço dezenas que fecharam as portas e, infelizmente, muitos ainda vão fechar. Ninguém aguenta o binômio queda de faturamento com aumento de custos. Essa é a realidade do setor.
Mais ainda: a queda de mais de 50% de turistas na cidade, 500 mil funcionários públicos sem receber salários em dia e a violência urbana , formam o combustível para a crise que assola o setor de entretenimento no Rio. Passo em Ipanema, Leblon, Copacabana e só vejo um cenário: restaurantes vazios .
Mesmo com todos esses ingredientes indigestos para o setor, meus restaurantes, Fiorentina e Lagoa não estão sofrendo tanto com a crise. Mas existe alguns ingredientes saudáveis para explicar esse "fenômeno" .
Começa pelo fato que ambos locais nunca tiveram nenhuma "pretensão culinária". Nenhum dos dois possui "chefes renomados". Temos "cozinheiros à moda antiga". Porém, mantemos a tradição dos cardápios e, com certeza, os pratos servidos, além de generosos, não perde em qualidade para nenhum restaurante estrelado da cidade.
Em outras palavras, minha filosofia para meus restaurantes é BBB- Bom, bonito e barato. Simples assim, bom assim. Nada de modismos.
Faço pesquisa com a clientela uma vez por ano. O resultado e, as respostas, são sempre os mesmos : preço justo, ambiente maravilhoso. Claro que vendendo para mais de 30 mil pessoas , sempre tem alguém que reclama. Mas não atinge sequer 1% desse universo de pessoas que amam a Fiorentina e o Lagoa.
Some ao trinômio BBB, o fato da Fiorentina e Lagoa serem ícones do Rio, motivo para que eu os trate e administre como "propriedade de todos os cariocas". São locais que, literalmente, "falam à alma" dos cariocas. E o que fala à alma, não morre e não tem crise.
A Fiorentina e o Bar Lagoa existem, respectivamente, a 60 e 95 anos ! Histórias bonitas se passaram alí com famílias que tem nestes locais, a extensão de suas casas. Pais, filhos, netos e já bisnetos frequentam os dois restaurantes que, recebem , em média, 30 mil clientes/mês .
A crise existe. Mas existe também receitas de sucesso.
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