Queijos mineiros recebem prêmio no Salão Mundial do Queijo, na França. Uma boa notícia para a gastronomia brasileira.
Na última semana, onze queijos mineiros foram premiados no Salão Mundial do Queijo, evento realizado na França. Dois desses queijos são produzidos pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro, que possui uma loja no pavilhão U, dentro do entreposto de Contagem da CeasaMinas.
De acordo com Carlos Dumont, presidente da Cooperativa, os produtores estão apurando o processo de maturação utilizado nos queijos premiados para expandir a produção e a comercialização em Minas Gerais. “Estamos trabalhando para ter um volume suficiente para atender as lojas mais chiques”, diz Carlos, acrescentando que ambos os produtos são de alto valor agregado.
Além dos dois queijos da Cooperativa, que conquistaram medalhas de prata no Salão Mundial, outros cinco queijos de Minas Gerais foram premiados. O queijo de Araxá feito pela produtora Marli Leite do município de Sacramento recebeu medalha de ouro. Ele é comercializado apenas naquele município e sua região. Os demais receberam medalha de bronze.
O Salão Mundial do Queijo teve mais de 700 competidores de 20 países. Levantamento de dados já divulgado pela Emater-MG indicou seis regiões produtoras de queijo minas artesanal, envolvendo mais de 9 mil produtores, que respondem pela oferta de 29 mil toneladas de queijo por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário