Prefeitura define sistema de preços do novo Táxi.Rio. Aplicativo oficial fará ‘encontro’ de descontos ofertados por taxistas com os pedidos por passageiros. Outros aplicativos também estão dando descontos.
Novo aplicativo carioca, o Taxi.Rio, lançado pela prefeitura, no final de maio, segue em fase de testes até agosto, mas uma questão que vinha deixando ansiosos os taxistas já foi definida esta semana: a forma como os descontos serão aplicados nas corridas.
O trâmite vai se dar da seguinte maneira: por meio de um filtro no aplicativo, o taxista diz quanto ele oferece de desconto naquele local e naquele momento e o usuário, da mesma forma, informa quanto deseja de desconto para sua corrida.
“Esse percentual vai variar conforme o horário e o local por onde o taxista estiver circulando. Já o cidadão vai decidir o que é melhor para ele. É como se fosse o Tinder do táxi. É o ‘match’ entre o taxista e o usuário que se cruza no bolso”, explica o presidente da Empresa Municipal de Tecnologia (IplanRio), Fábio Pimentel, responsável pela criação da ferramenta.
Pimentel esclarece que o aplicativo não vem para competir com o Uber e sim para deixar o mercado de transporte individual fluir. “Hoje você tem outros aplicativos de táxi que estão em proliferação. Não adianta ignorar o mercado. (O Taxi.Rio) não é contra nem a favor do Uber. Ele é feito pensando nos táxis”, pontua.
Além de melhorar o serviço e inibir a circulação dos táxis piratas, a plataforma vai levantar dados e transformá-los em indicadores por meio de monitoramento dos veículos, o que, segundo Pimentel, ajuda a rever o serviço dos amarelinhos.
“Em 90 dias a partir de agosto (quando o aplicativo estiver disponível ao público) teremos um conjunto de indicadores sólidos para pensar questões, como custo da tarifa e demanda de táxis circulando em determinados locais e horários”, lembra Pimentel.
O Taxi.Rio é o primeiro projeto da atual gestão que conta com a participação popular, diz Pimentel. “Um serviço não pode ser cômodo para a secretaria e não funcionar para o cidadão”, diz.
Outros aplicativos: plano mensal e promoções fazem passageiro economizar
Na briga entre aplicativos de táxis e de carros particulares, quem ganha é o consumidor. O Easy, que opera os dois tipos, lançou planos mensais com descontos na segunda-feira. O plano ouro oferece 30 viagens com desconto de R$ 6 para cada, por R$ 99,90 ao mês.
O prata (R$ 49,90) viabiliza 20 corridas com R$ 5 de desconto por viagem. O bronze (R$ 24,99) tem dez corridas com R$ 4 de desconto em cada. A mensalidade é isenta nos três primeiros meses.
Na 99, os usuários podem pedir carros particulares com R$ 15 de desconto todas as terças-feiras de junho (uma corrida por pessoa). Quem prefere táxi tem até 30% de desconto.
O FemiTáxi, exclusivo para mulheres, oferece cupom de desconto de R$ 15 no Rio a partir de hoje, além de 20% válidos até 7 de julho. A promoção é limitada para 300 clientes. A Cabify comemora 1 ano no Brasil com ofertas para junho.
Os códigos promocionais dão descontos de 50% a 70% das 9h às 16h até o dia 11 (o limite de desconto é de R$ 15 por corrida). No Vá de Táxi, o taxista consegue oferecer descontos de até 40%. A Uber não informou promoções.
Mãe e filha, a contadora Fabiane Frazão, 43, e a engenheira Marcele Frazão, 25, aprovam a concorrência. “Já tentei utilizar o táxi ‘normal’ em dias que aplicativos estavam com valor mais alto. Mesmo assim, saiu mais caro”, diz Fabiane.
Fonte O Dia
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