quarta-feira, 1 de junho de 2016

Feira RIO RURAL apresentará produção da agricultura sustentável

                 

De 24 a 26 de junho, evento no Jockey Club da Gávea, no Rio, vai promover o encontro do mundo rural fluminense com o urbano.

Não somente as festas juninas trarão o clima rural para o Rio de Janeiro nessa época do ano. De 24 a 26 de junho, acontece, no Jockey Club da Gávea, a Feira Rio Rural 2016. Aberta ao público, o grande evento realizado pela Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, vai transformar a cidade na capital da produção agropecuária e da agroindústria fluminense e encher os olhos daqueles que ainda não conhecem a diversidade e a qualidade desses produto.

 Durante três dias, cerca de 200 produtores de todas as regiões do estado vão expor e comercializar doces, laticínios, cachaças, mel, produtos orgânicos, flores, cafés especiais e artesanato, entre outros. Os visitantes terão a oportunidade não só de comprar, mas também de conhecer mais sobre o processo que valoriza a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais. Além das experiências gastronômicas, fazem parte da programação do Rio Rural 2016 exposições, apresentações de teatro, atividades lúdicas para crianças, oficinas e palestras, bem como rodada de negócios para produtores e agroindústrias. Mais do que aproximar o público urbano do homem do campo, o evento pretende contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor rural no estado.

 A marca escolhida para dar nome a feira faz referência ao programa Rio Rural, principal política pública da secretaria estadual de Agricultura para promover o desenvolvimento rural sustentável. Executado em parceria com o Banco Mundial, o programa tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida no campo, com aumento da renda do produtor rural conciliado com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

 Para o alcance dessa meta, o Rio Rural desenvolve sua estratégia de ação a partir das comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc.).

 O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018 serão beneficiados 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municípios fluminenses.

 De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é importante ter noção do quanto os consumidores estão ávidos não apenas pelos produtos, mas principalmente por conhecer o processo de produção, a origem e a segurança dos alimentos que colocam na mesa da família, conceito este que vem sendo discutido no mundo todo.

 - Esta feira tem como foco o encontro do mundo rural com o urbano. Queremos mostrar que o produtor fluminense tem compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade do que oferece. Será a oportunidade de apresentar ao público que não há conflito entre a agricultura e o meio ambiente. Através do Programa Rio Rural e das ações da secretaria, estamos comprovando que essa convivência é perfeitamente possível - frisou Christino Áureo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário