O inverno começa oficialmente no Brasil no dia 20 de junho, às 19h34 (horário de Brasília). Ou seja, temos ainda quase um mês de outono, em tempo ainda de preparar o organismo para temperaturas mais baixas.
É uma época que traz também muitas doenças respiratórias, gripes e resfriados, causados pelo tempo mais seco e ambientes fechados, fatores propícios para que vírus e bactérias se espalhem mais facilmente pelo ar. Como também bebemos menos água, o corpo pode ficar desidratado, o que diminui as defesas imunológica do organismo.
Por isso, o ideal é prevenção, com o ajuste de nossos hábitos alimentares para fortalecer o corpo e se proteger contra as baixas temperaturas do inverno. Um remédio simples e eficaz é uma alimentação balanceada, equilibrando pratos quentes e frios.
Abuse das caldos e sopas, preparados principalmente com produtos da época, facilmente identificados pelas cores amareladas do outono. Fazem parte desse grupo legumes como as abóboras e raízes como o cará, batata doce e bardana.
Entre as frutas, estão as laranjas - excelentes fontes de vitamina C - e verduras de folhas mais escuras, como o espinafre. Não devemos esquecer de fontes de energia, como o arroz (de preferência integral) - nessa época do ano, os carboidratos devem estar presentes em 60% da composição dois pratos, pois o organismo requer muita energia para gerar calor para o corpo.
Última dica: uma alimentação equilibrada é um ótimo meio de se alcançar uma vida mais saudável.
Fonte Ceagesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário