Nova Iguaçu se firma como "Capital Nacional dos Cosméticos"
Seguindo
na contramão da crise econômica, o município da Baixada Fluminense vem
se destacando no setor, e crescendo para ninguém botar defeito.
Em
2016, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, será como a mulher brasileira
amante de produtos de beleza, do tipo que, em frente ao espelho, diz a
si mesma que é preciso ir à luta. Declarada Capital Nacional dos
Cosméticos pela presidente Dilma Rousseff, no dia 30 de dezembro do ano
passado, a cidade resiste à crise que atinge o país e o setor e, agora,
enfrenta o desafio de voltar a crescer.
Em
2015, pela primeira vez em 23 anos, as vendas de produtos de beleza e
higiene pessoal no país registraram queda. A retração, até setembro,
chegava a 6,7%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que ainda não fechou o
balanço anual. Apenas no Estado do Rio, 12 indústrias haviam fechado até
agosto. Nenhuma das grandes fábricas de cosméticos de Nova Iguaçu,
porém, encerrou as atividades.
Segundo Thiago
Portela, secretário municipal de Governo, a cidade tem mais de 30
fábricas de cosméticos instaladas. Com o novo título, a expectativa é
que o número aumente depois da crise econômica.
—
O incentivo que nós damos é agilizar os processos de instalação, de
obras, de (concessão de) alvarás a essas empresas, para evitar que
tenham problema com burocracia — explicou Portela.
Entre
as maiores indústrias do ramo na cidade, estão Embelleze, Niely — que
pertence à L’Oreal —, Skafe, Aroma do Campo e Grupo Suissa. Somente a
fábrica da Embelleze emprega mais de 1.200 pessoas. A empresa não revela
números, mas garante confiar em bons resultados em 2016.
— Vamos trabalhar para manter o quadro e evitar demissões — afirmou Jomar Beltrame, vice-presidente do Sistema Embelleze.
Promoções
A revendedora Avon Victória Jesus conta que as clientes procuram cada vez mais as promoções
Do
pequeno ao grande empreendedor, todos lutam no ramo. Revendedora da
Avon há três anos, a cabeleireira Victória Jesus Macedo, de 18 anos,
moradora de Comendador Soares, já somou R$ 250 em encomendas, por mês,
até o início do ano passado. Hoje, vende uma média de R$ 100
mensalmente, devido à crise:
— As clientes dizem que estão sem dinheiro, mas não resistem às promoções.
Loja consegue crescer 15%, apesar da crise
Com
mais de três mil metros quadrados de loja, o Shopping da Multidão, no
Calçadão do Centro, atrai consumidores de todo o país atrás de
cosméticos a preços em conta. Essa foi, inclusive, a estratégia da
empresa para vencer a crise.
— A gente decidiu
diminuir a margem de lucro, reduzindo os preços. Assim, conseguimos
crescer 15% — disse o gerente geral Marcos Felipe Moreira.
A estudante Millena Rangel, de 15 anos, aprovou os preços da maquiagem:
— Compro sempre os produtos mais em conta.
Para
Rita Borges, coordenadora de Estética e Cosmética do Centro
Universitário Celso Lisboa , a crise faz a classe média mudar hábitos:
—
Ela utilizava marcas mais conceituadas e, agora, se vê num momento
crítico, no qual tem que fazer escolhas. Mas não deixa de comprar.
Pesquisa
Consumidoras
de Nova Iguaçu ouvidas pela reportagem consideram baixos os preços dos
cosméticos. O jornal EXTRA os comparou com os de uma loja de cosméticos e
de uma farmácia da Tijuca, no Rio.
Enquanto o
kit com xampu (300ml) e condicionador (200ml), da Niely Gold, custa R$
9,80, no Shopping da Multidão, o mesmo conjunto sai por R$ 11,95, na
loja de cosméticos, e por R$ 10,99, na farmácia, ambas no Rio.
A
máscara de reconstrução profunda Natu Hair, da Skafe, custava R$ 11,80,
no Shopping da Multidão. Na loja de cosméticos do Rio, R$ 12,95.
Os esmaltes Risqué (comuns) custavam R$ 2,90, no Shopping da Multidão; R$ 3,75, na loja do Rio; e até R$ 3,49, na farmácia.
Fonte Extra
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