terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Vitória, uma capital para se comer e ver

                                A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, oceano, céu, atividades ao ar livre e água

O Espírito Santo é um dos estados que compõem a Região Sudeste e um dos menores do Brasil. Apesar disso, seu território pequeno é inversamente proporcional à sua cultura, em especial à sua culinária. Grande parte da sua área está banhada pelo Oceano Atlântico, e por conta disso muito dos ingredientes usados em seus pratos típicos vêm do mar. Possui uma mistura de culturas que se refletem na sua gastronomia: índios que moravam no litoral antes dos colonos aparecerem, portugueses que colonizaram a região e também africanos que foram trazidos como escravos.
No quesito belezas naturais, eu litoral é atraente de uma ponta à outra. As praias do estado são belíssimas, e mesmo não sendo extenso, seu litoral tem um lugar perfeito para quase todo tipo de pessoa, das que gostam de agito até as que procuram um lugar mais tranquilo para relaxar. Na capital Vitória, três praias se destacam: Praia do Canto, Camburi e Manguinhos.
Culinária especial: moqueca capixaba
                A imagem pode conter: atividades ao ar livre e comida

A moqueca de pescados é um dos pratos típicos do estado, e está muito presente na mesa dos capixabas e nos restaurantes. A diferença entre essa receita e a da moqueca servida na Bahia é que no Espírito Santo não é usado azeite de dendê nem leite de coco para se fazer a moqueca.
Vai aqui uma dica para você fazer nessas férias aquela receita que vai dar água na boca:
Ingredientes
2 kg de robalo ( e outros acompanhamentos como caranguejo)
5 unidade(s) de tomate em rodelas
3 unidade(s) de cebola grande(s)
quanto baste de suco de limão
quanto baste de sal
quanto baste de alho
quanto baste de azeite
quanto baste de colorau
1/2 maço(s) de coentro
quanto baste de cheiro-verde
2 unidade(s) de pimentão verde em rodelas
Como fazer?
1 -Tempere as postas do peixe com limão e sal a gosto no mínimo 2 horas antes do preparo.
2 - Pique a cebolae o cheiro-verde e reserve.
3 - Leve ao fogo uma panela de barro (pode ser outra, mas essa é a ideal e mais charmosa!) e frite o alho (a gosto) em uma quantidade generosa (5 colheres de sopa mais ou menos) de azeite.
4 - Junte uma parte da cebola picada refogue, e uma parte do tomate, um pouco de colorau, uma parte do coentro picado (junto com cheiro-verde se quiser) e uma parte pimentões, arrume por cima metade das postas do peixe e regue com um pouco mais de azeite.
5 - Repita as camadas nessa ordem intercalando temperos e peixe.
6 - Salpique sal entre as camadas para corrigir o tempero.
7 - Feche a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.
8 - Dica: o peixe pode ser substituído por camarão siri, lagosta, marisco (sururu), etc.
9 - Pode ser feito também uma moqueca mista com todos frutos do mar juntos, enfim, use da criatividade, a base será sempre a mesma e o sabor maravilhoso! A moqueca capixaba tem a vantagem de ser ligth por não levar leite de coco ou azeite de dendê.
10 - Sirva a moqueca na própria panela de barro acompanhada com arroz branco e o pirão feito com a cabeça e pedaços do peixe cozidos nos mesmos temperos, coado e engrossado com uma xícara de farinha de mandioca colocada aos poucos no caldo.
Rendimento: 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário