As 13 'vitórias', nome dado ao transporte convencional e histórico, que circulam no Centro Histórico estão cadastradas na prefeitura. São 39 cavalos, em escala de revezamento que serão levados para um santuário e darão lugar ao novo tipo de transporte.
O Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana, não terá mais visitação por tração animal. Um total de 111.012 votou a favor do término da prática (68%), e 51.045 contra (32%), no domingo (7/10). Os votos brancos somaram 8.155, enquanto os nulos, 5.732. Além de votarem para presidente, governador, senadores e deputados, os petropolitanos também decidiram, em plebiscito, sobre o destino das 'vitórias', como são conhecidos os animais. O nome é homenagem à rainha Victória da Inglaterra. Os cavalos serão levados para um santuário e darão lugar às charretes elétricas.
"A substituição por charretes elétricas será uma boa oportunidade para o turismo. Queremos a garantia que os charreteiros continuarão com os veículos", disse Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ.
"Até o final do ano todos os equinos serão retirados das ruas. Depois vamos estipular as estratégias e conversar com o Ministério Público porque pela Constituição, eles são os guardiões do meio ambiente e os animais estão inseridos nesse meio", completou.
Em nota, a prefeitura explicou que aguarda a notificação da Câmara Municipal sobre resultado das urnas. Medida semelhante foi adotada em Paquetá. E os dois lugares perderam o seu charme histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário