Parque Nacional Serra dos Orgãos
Nem só da capital vive o turismo do Rio de Janeiro. A Baixada Fluminense também tem atrativos naturais e culturais prontos para uma visita. E, acredite, o passeio pode ser surpreendente. A Polícia Militar tem um grupamento especial de montanhismo para patrulhar locais turísticos do Estado a procura de bandidos entocados nas matas. Apesar de ser uma opção barata, todo cuidado é pouco.
Veja abaixo sete opções pertinho de casa, gastando pouco ou quase nada.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Um dos acessos do parque, que faz parte do circuito turístico da Serra Verde Imperial, está localizado em Guapimirim. Na cidade ficam a casa-sede da antiga fazenda Barreira do Soberbo e a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século 18, em estilo barroco.
Onde: Km 98 da Estrada Rio-Teresópolis, Guapimirim
Reserva Biológica do Tinguá, Nova Iguaçu
A Reserva de Tinguá estende-se por quatro municípios. A maior parte, entretanto, localiza-se em Nova Iguaçu. Patrimônio Histórico reconhecido pela Unesco, o ponto turístico é formado por áreas de Mata Atlântica e tem rios, corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. Com área total de 26 mil hectares, a reserva abriga espécies ameaçadas de extição, como jaguatiricas, ave macuco, gavião de penacho e onça parda.
Onde: Estrada do Comércio 3.400, Tinguá, Nova Iguaçu
Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, em Nova Iguaçu
Patrimônio material de Nova Iguaçu, a catedral foi erigida em 1862 e alçada a matriz um ano depois. O forte da programação da igreja é em junho, mês do padroeiro da cidade. Mas a visita é aberta o ano inteiro.
Onde: Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 2262 - Centro, Nova Iguaçu
Museu Vivo de São Bento, em Duque de Caxias
Reconhecido como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), o Museu Vivo de São Bento tem uma área total de 102 quilômetros quadrados. Pimeiro do gênero na Baixada Fluminense, fica no lugar onde funcionou a primeira fazenda do município, de mesmo nome. A Casa Grande foi construída anexa à capela entre 1754 e 1757, para abrigar os padres que chegavam a trabalho ou para descanso. Em 1921, o terreno foi desapropriado para sediar uma colônia agrícola.
Onde: Rua Benjamin Rocha Júnior, S/N, São Bento, Duque de Caxias
Parque Natural da Taquara, em Duque de Caxias
São quase 20 mil hectares de Mata Atlântica, com cachoeiras, nascentes e quedas-d’água cristalinas para o deleite dos visitantes. Um senhor alívio para o forte calor que costuma esquentar a região. Além do visual, é possível encontrar por lá, no alto das árvores, micos-leões-dourados, preguiças e pacas, e ainda diversas espécies de aves. De gavião a sabiás.
Onde: Estrada Cachoeira das Dores s/n, Taquara, Duque de Caxias
Ruínas da Vila de Cava, em Nova Iguaçu
Construído em 1875, o conjunto arquitetônico da fazenda São Bernardino, composto por casa grande, senzala e engenho, é considerado um dos mais belos exemplos de construção neoclássica na região. A fazenda, que chegou a ser considerada uma das mais ricas da província do Rio de Janeiro, foi tombada em 1951 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na década de 1980, um incêndio arruinou o que restava da propriedade, que já havia sido saqueada e abandonada por seus últimos donos. Próximo à fazenda, estão também as ruínas da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu e, mais acima, está o Cemitério dos Escravos da Freguesia da Piedade do Iguaçu, que serviu, durante muitos anos, para enterrar escravos, indigentes e homens brancos de religião protestante. Os sítios históricos são abertos à visitação.
Onde: Estrada Zumbi dos Palmares s/n, Vila de Cava
Pico da Coragem, em Japeri
Com 520 metros de altura, o Pico da Coragem costuma ser explorado por amantes de voo livre, asa-delta e parapente. Das três diferentes rampas naturais, é possível zarpar para voos individuais ou em dupla. Uma trilha dá acesso ao cartão-postal da cidade.
Entrada pela Rodovia Presidente Dutra, Posto BR,antiga churrascaria Zé do Pipo, em Engenheiro Pedreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário