quinta-feira, 2 de agosto de 2018

VLT toca o sino para enterrar o que falta de cultura e gastronomia no Rio

                   A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
                  Churrascaria Oasis de São Conrado

Quem passeia pelo Centro da cidade do Rio e que já conhecia determinados lugares, entre bares, botequins e restaurantes - muitos deles famosos - toma um susto danado.  Se não fosse o aviso do VLT passando, e vendo o trem ultramoderno que se compara ao que vemos na Europa, poderíamos dizer que era o sino que toca quando o caixão é recolhido no cemitério para o sepultamento.  Só se vê lojas e lugares fechados, quase ninguém parando para beber aquele chope; sujeira, camelôs de todos os tipos e bugigangas; e guardas municipais ou agentes do Centro Presente. Claro, bandidos também, muitos disfarçados de "engraxates".

              A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
              Garçom do bar Lagoa

Por falar em bandidos. Restaurantes da Zona Sul, como chegou a denunciar o empresário Omar Catito Perez, dono de restaurantes como Fiorentina, no Leme; Bar Lagoa; Hippotamus, em Ipanema, e o Jornal do Brasil, estão fechando antes da meia noite com medo de assaltos. Recentemente, ladrões atacaram uma hamburgueria no Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade, armados de armamento pesado para roubar apenas o caixa.

           A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

No bar Lagoa tem como destaque um garçom, neto de Pixinguinha, que é a cara do avô. E isso vai se perdendo.

Correios e CCBB 

Não há alegria mais em outra parte do Rio. O Centro da cidade está morrendo e levando com ele locais também importantes da sua vida cultural. Segundo o diretor da Casa França-Brasil, Jesus Chediak, que também é diretor cultural da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), o Centro Cultural dos Correios está para ser vendido; o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) está com problemas financeiros, já fechou alguns andares de exposições e cinema, e mandou embora 80 funcionários.  Outro lugar, o Centro Cultural da Caixa também está fechando.  Enquanto isso, os correlatos dessas empresas, em São Paulo, permanecem a todo vapor.

A quem interessa o empobrecimento cultural do Rio? 

No dia 31/7, a churrascaria Oasis de São Conrado, na Zona Sul carioca, fechou para sempre depois de 32 anos servindo o que consideravam a melhor fraudinha, a melhor maminha da cidade. Lá, se reuniram gente importante, como artistas, jornalistas, jogadores de futebol, políticos e socialites. Veja o que disse um frequentador na rede social: 

" Com muito grande pesar li essa notícia. Moramos em São Conrado há 32 anos e passamos a frequentar a Oasis, sempre satisfeitos com a comida gostosa e bem apresentada, com serviço impecável, mesas bem postas e garçons e maitre educados e ótimos profissionais, além da facilidade do estacionamento. Grande pena que sentimos eu e minha família. Restam a tristeza pelo encerramento de suas atividades e a saudade das refeições, sempre prazeirosas, que fazíamos na OASIS, que vai permanecer em nossa memória".

O Bar Luiz, a tradicional "casa alemã" da Rua da Carioca, também deve acompanhar a onda negra que varre a capital carioca: vai fechar.  Só não sabemos até quando vai resistir. 

Hotéis fechando

Segundo o jornalista esportivo Fábio Tubino, o setor hoteleiro no Rio de Janeiro também enfrenta grande crise, que já levou ao fechamento, desde o final de 2016, de 13 hotéis. Outros três empreendimentos também desistiram alegando reformas. Juntos, os 16 hotéis que deixaram de funcionar nos últimos dois anos tinham 2.828 quartos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Em 2016, os turistas tinham à disposição 58.983 leitos, um aumento de 64,3% em relação aos 35.899 existentes em 2012, segundo dados do Cadastur, do Ministério do Turismo. O reflexo disso, porém, é a alta no desemprego.

"Nossa cidade continua linda, mas cheia de violência, impregnada pela falta de moral política, com falta de oportunidades . Fomos sede dos maiores Eventos esportivos do mundo e fazemos dois permanentes, o Réveillon e o Desfile das Escolas de Samba. Esta cidade deveria sempre estar cheia de turistas, pelos seus atrativos (Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Orlas de Copacabana e Ipanema, Maracanã, Museu do Amanhã, etc. ). Falta ao RJ para movimentar o fluxo, voltar a ter mais turismo de Negócios e eventos corporativos nos hotéis", aconselha Tubino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário