quinta-feira, 12 de abril de 2018

Curiosidades sobre a minha experiência na Europa

                  A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre

Por Fernanda Ferraro, cidade do Porto (Portugal)

Aqui muitas pessoas dividem apartamento, como eu. Eu sempre morei sozinha e não sabia se me adaptaria à vida em comum com pessoas diferentes. Sinceramente estou amando a experiência. O intercâmbio cultural abre a nossa mente. Ganhamos amigos e uma nova família. O convívio com pessoas de outras culturas faz muito bem e desenvolve princípios de boa convivência, respeito, sentimento de bem comum e partilha.

As ruas são realmente limpas na maioria dos lugares (em Barcelona eu não achei tão limpo... havia papel no chão).

Na França não tive a mesma sensação de segurança que tenho aqui no Porto e presenciei um episódio de furto a automóvel em uma rua aparentemente muito tranquila.

Em Barcelona também não me senti completamente segura, pois percebi um movimento estranho no metro de gente interessada em furtar celulares e carteiras.

No Porto me sinto muitíssimo segura. Poder andar com o celular na mão, com câmeras fotográficas sem ser incomodada não tem preço.

O queijo da França é completamente diferente do queijo que comemos no resto dos lugares. É mais cremoso e mais saboroso.

Em Portugal engana-se quem pensa que pra vir saber falar Português é suficiente. A maioria dos empregos aqui exige o domínio de Inglês e Francês. Saber Italiano é mais valia.

O aluguel de um quarto no centro do Porto equivale ao valor de um aluguel de um apartamento grande em cidades pequenas como Leiria.

Água aqui em Portugal custa muito caro. Não dá pra ficar lavando a louça com a torneira aberta direto...

O vinho na França é realmente maravilhoso. Mas a vida lá é muitíssimo mais cara que aqui em Portugal. O salário mínimo de lá é o dobro do daqui, mas lá gasta-se tudo em dobro também, com menos segurança.

Aqui no Porto um chef de cozinha pode ganhar mais que um engenheiro. E não estou falando de restaurante de hotel 5 estrelas.

Quando algo é bonitinho aqui em Portugal, é engraçado. Mas quando é engraçado, tem piada.

Os banheiros se chamam casa de banho em Portugal e não têm ducha higiênica em lugar nenhum - aquele chuveirinho ao lado do vaso sanitário - e o vaso sanitário aqui se chama sanita.

Na França, alô é alô. Aqui eu já disse que é Estou sim. Como estou me despedindo, boa tarde e com licença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário