terça-feira, 3 de abril de 2018
Você conhece bem a cidade do Porto?
Isso mesmo, Portugal está na moda e tornou-se um local acolhedor para os brasileiros insatisfeitos que estão se mudando aos montes para a "terrinha". Uma dessas pessoas foi a fotógrafa de gastronomia e eventos, além de casamentos, claro, Fernanda Ferraro, que deixou a Barra da Tijuca para se refugiar no Porto, o paraíso dos melhores vinhos e dos passeios pelo Douro. O blog Qsacada reproduz aqui todas as dicas que ela dá para essa cidade do norte português, onde está há dois meses.
PORTO, por Fernanda Ferraro
Agora são 4:21h da manhã aqui. São 3 horas a mais que no Brasil. Amanhã à meia-noite (madrugada de sábado pra domingo) serão 4h a mais pq entra o "horário de verão" daqui... chegou a primavera.
Semana passada estive numa discoteca. Descobri que tenho 80 anos aqui em Portugal. As discotecas começam a ter gente em plena segunda-feira a partir das 2h da manhã. Saí cansada às 4h da manhã e havia imensa gente na porta da discoteca ainda em fila pra entrar! Isto não é pra mim.
As gaivotas sobrevoam a cidade noite e dia aos montes. E "gargalham". Não têm hora pra "gargalhar". À noite aqui tem feito 4 graus. Mas com a roupa certa não se passa frio, claro. O frio faz emagrecer. E as ladeiras do Porto tbm. Estou com um belo condicionamento físico. Vinho aqui realmente custa barato. Vinho bom!
Tem mendigo sim. Mas não causam medo. Só pedem um cigarro ou pra pagar algo pra comerem. Mas tem sim. Tem banco aqui que não te cobra taxa pra nada. NADA. CTT e Activobank.
É caro viver aqui em relação ao aluguel. Ou você divide apartamento ou mora sozinho em local mais afastado do centro. Eu optei por dividir neste primeiro momento e dei sorte de encontrar pessoas maravilhosas.
Aqui usam algumas expressões que jamais usamos no Brasil. Isto sabe bem significa que algo tem bom sabor. Saber bem aqui é relacionado a sabor. Aqui falamos Brasileiro. Não falamos Português. Pra você entrar ou sair do Metrô, precisa abrir o botão pra abrir a porta, senão não abre.
A maioria dos restaurantes fecha pra almoço entre as 15 e as 19h. Aqui tem bacalhau enlatado igual atum enlatado.
Mais curiosidades:
As noções de distância deles são diferentes das nossas. Uma pessoa que more a 20km do trabalho eles acham longe pra caramba. Tudo aqui é perto, basicamente dá pra fazer tudo a pé. Os transportes públicos funcionam e todos têm app de geolocalização que funciona mesmo.
Fixe é legal; Giro é bonito; Nem por isso é tanto faz;
Quase não tem local plano na cidade. É tudo ladeirão. Toca a música Trevo (Tu) todos os dias e toda hora nas rádios.
Há um bar que se chama 77, que vende Super Bock mini 250ml a 50 cêntimos. As bebidas aqui não são vendidas em ml, mas em cl (centilitro) ou seja, a Super Bock mini tem 25cl. Aqui no Porto eles trocam o v pelo b. Vaca vira Baca. Vinho vira Binho.
Eles não acham graça. Eles acham piada. Quando eles acham algo engraçado é porque acham interessante.
O Metrô e todos os transportes públicos são divididos por Zonas. E compramos os passes por zonas. Se você vem do Aeroporto pro Centro tem que comprar bilhete pra Z4 que são 4 zonas. As estações de metro têm um intervalo curto, são muito próximas. O bilhete se chama Andante. E serve pra todos os transportes públicos.
O Metrô aqui não tem catraca. Você valida o seu bilhete. Se te pegarem no metro sem ter validado, você paga multa. Há fiscais que entram aleatoriamente para verificar.
O Outlet fica em Vila do Conde e não é nada barato. O El Corte Inglés é uma grande loja de departamentos e cada andar tem uma coisa. Mas não é barato tbm.
Aqui há um restaurante interessante chamado Lingerie. As garçonetes servem vestidas de calcinha e soutien e os jantares lá são na faixa de 25 euros. Calcinha aqui é cueca ou cuequinha; Camiseta é T-shirt ou camisola; Camisa social é apenas camisa.
Cigarro é muito caro aqui. Média de 4.60 euros. Dá mais de 16 reais num maço.Se você compra algo aqui e isto apresenta defeito eles devolvem o dinheiro sem questionar. Sopinha aqui custa coisa de 1 euro.
Guindastes, guindastes, guindastes por todas as partes da cidade. Qualquer obra tem um. A faxineira custa 5/6 euros a hora.
Ficar com alguém aqui é comer alguém. Não necessariamente tem sexo. Então alguém pode virar pra você e te dizer: Eu quero te comer. E mulher come homem também.
Chopp aqui é fino ou príncipe. Depende do tamanho.
De dia a cidade é completamente diferente do que é à noite. Parece outra cidade. A Baixa é a parte alta da cidade do ponto de vista de quem está na ribeira do Douro. E se alguém tem a bundinha bonita, na verdade tem o rabinho bonito
Super Bock é a Boa deles. Cachaça 51 aqui custa 15 euros. Preço de Baileys. Eles usam um açúcar amarelo que não é o mascavo pra fazer caipirinhas.
O melhor pastel de nata do Porto na minha opinião é o da Manteigaria.
Diferença de tratamento
O pessoal do norte é muito acolhedor. Dizem que em Lisboa não são tanto assim. Ainda não me acostumei com a educação deles. Pisamos na faixa de pedestres e eles param o carro pra gente atravessar. Aqui todo mundo é toda a gente. Aqui menor é mais pequeno e está correto. Ou melhor, correcto.
Existe algo carinhoso aqui no tratamento das pessoas. Aqui todo mundo fala comigo começando a frase com A menina... A menina está cá há quanto tempo? E aqui menina pode ser mulher nova, balzaquiana ou idosa. Acho simpático e gentil. Quando tratam alguém por você, querem manter distância. Mas por tu é com certa aproximação ou intimidade.
Faz um frio sinistro. E a minha rua venta mais que as outras. Mas isso me permite usar os lindos cachecóis coloridos feitos pela mamãe.
Aqui existe uma cultura de economizar água. Não se veem pessoas usando água indiscriminadamente. Os portugueses tomam banho sim. E não faz sentido pensar que não.
Aqui, perfume francês não é barato (eu achei Miami infinitamente mais barato) e há uma imensa quantidade de lojas que vendem entre 8 a 10 euros perfumes inspirados nos franceses. Aqui também há várias lojinhas de chineses vendendo todo o tipo de coisas.
As igrejas católicas daqui não têm tanto ouro e luxo como as do Brasil. O Português nem sempre é muito otimista. Mas em geral é um povo muito amável.
Empoderamento
Aqui existe uma cultura de empoderamento feminino. Há um senso comum de que os gajos só conseguem fazer uma coisa de cada vez e as mulheres são multitarefa. Além de haver um senso de que os homens são coitadinhos...
Aqui o Tinder e o Happn funcionam igual, porém pra alguém te beijar antes te chama pra tomar uns 20 cafés. Aliás, aqui levam as raparigas para tomar café pra conhecer melhor.
Vinhos
Eu já disse que vinho bom aqui é barato? rs Acho que isso vale a pena repetir. E eu tenho experimentado vários... Mas meus preferidos são alentejanos.
Muitas vezes vejo excelentes restaurantes sem a menor sofisticação. Você não dá nada por eles passando pela porta e se surpreende com a qualidade e com o atendimento. Há refeições por 3,50 euros em muitos restaurantes. Boas. Francesinha é uma delícia calórica. Vale experimentar.
Aqui não há muitas diferenças salariais. Você vê um garçom (empregado de mesa) muitas vezes ganhando o mesmo que alguém trilíngue trabalhando administrativamente numa grande empresa, ou mesmo cargos de nível superior
Marcadores:
#CidadeDoPorto,
#dicas,
#FernandaFerraro,
#job,
#Portugal,
#qsacada,
#RJ,
#TRIP,
#turismo,
#turistando,
#viajando
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário