quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Feriadão da República dá o pontapé inicial para temporada de cruzeiros







       




Mais longa que a passada, a do biênio 2019/2020 da temporada de navios começa na sexta-feira (15/11) da próxima semana, com a chegada do MSC Fantasia a Salvador , e termina em 20 de abril, quando o Costa Fascinosa deixa o país em direção à Europa , após um inédito cruzeiro de Páscoa por águas brasileiras, cumprindo o roteiro Santos-Montevidéu- Buenos Aires -Santos. Os preços das viagens estão variando entre R$ 2.199 e R$ 6.597, fora taxas.

Nesses cinco meses não irão faltar feriadões e datas festivas a serem aproveitadas a bordo dos sete navios que circularão pelo litoral brasileiro — um a mais que na temporada anterior, se considerarmos apenas a navegação de cabotagem, ou seja, com início e fim dentro do mesmo país. O já citado cruzeiro de Páscoa é um dos destaques, com direito a distribuição de chocolates para passageiros e cardápio especial. Outra atração inédita é o Cruzeiro Musical de Natal, no Pullmantur Sovereign, que tem coral natalino, Missa do Galo e a presença do Papai Noel. Isso sem falar nos cruzeiros de réveillon, cuja grande atração é a queima de fogos em Copacabana (e que têm embarque também no Rio), e nos de carnaval.

Dos sete navios da temporada, dois ficam baseados no Rio: o MSC Fantasia, pelo segundo ano consecutivo, e o Costa Pacifica, que retorna às águas brasileiras após dois anos navegando pelo Caribe. Já o Costa Fascinosa, que em 2018/2019 foi o navio “carioca” da Costa Cruzeiros, vai para Santos, ao lado das embarcações MSC Poesia e Seaview, sendo este ainda o maior entre os transatlânticos já presentes no país. O quarto navio da companhia, o MSC Sinfonia, tem embarques tanto no porto paulista quanto no de Itajaí, em Santa Catarina, uma aposta para captar o público do Sul. Já o Sovereign (que, no Brasil, é arrendado pela CVC e usa o nome Soberano), o único com sistema all-inclusive em todos os seus roteiros, recebe passageiros no Rio e em Santos.

— Estamos caminhando para o terceiro período de alta, e a tendência é continuar crescendo nos próximos anos — afirma Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). — A grande questão é que, ao lado dos dados positivos, existe a constatação de que os números poderiam ser bem melhores, com avanços e ajustes na regulação, infraestrutura e desenvolvimento de novos destinos. Ainda estamos longe dos números de 2010/2011, quando tivemos 20 navios na costa brasileira e mais de 800 mil cruzeiristas.

Porto carioca movimentado

No Píer Mauá, a temporada também será mais movimentada do que a anterior. Terá mais atracações (112 contra 100) e navios (37 contra 27, incluindo aí os tais de cabotagem), o que, consequentemente, aumenta a expectativa de público, que deve passar dos cerca de 380 mil registrados em 2018/2019 para 425 mil. Para corresponder a este crescimento, o porto instalou mais equipamentos de segurança, esteiras de bagagem e assentos nos armazéns 4 e 5, usados por quem embarca e desembarca na cidade.

— O Rio tem se consolidado como destino internacional de turismo marítimo — conta Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá. — A maioria dos navios que passa por aqui é de longo curso, ou seja, visita a cidade no meio de roteiros mais longos, em grandes travessias internacionais. Para dar um upgrade no nosso serviço, em 2020/2021 teremos um armazém a mais, o número 3, na nossa operação. As obras começam em março.

Do maior transatlântico que já visitou o país ao navio que vem pela 11ª vez consecutiva, conheça as sete embarcações da temporada brasileira de cruzeiros 2019/2020.

1 - MSC Fantasia

Pela segunda temporada seguida, o MSC Fantasia fica baseado no Rio, entre 19 de novembro e 9 de março (quando parte para sua viagem de retorno à Europa). Com capacidade para 4.300 passageiros, a embarcação está escalada para minicruzeiros de três a cinco noites pelo Sudeste, viagens de até seis noites para Salvador e Ilhéus, e de até nove noites para Buenos Aires e Montevidéu. O navio, o primeiro da companhia na cidade a contar com o Yatch Club (a primeira classe), é também o palco de cruzeiros temáticos, como o Projeto Emoções, de Roberto Carlos, de 15 a 19 de fevereiro.

2 -MSC Seaview

O mais jovem navio da temporada (com um ano e cinco meses de operação) e também o maior que já visitou o país, com capacidade para 5.331 passageiros, está de volta, baseado em Santos. Entre dezembro e março, o MSC Seaview faz 20 saídas, de três a oito noites, sobretudo para o Nordeste. O clima tropical casa bem com o navio, que tem muito espaço ao ar livre, como o grande calçadão que circunda quase todo o oitavo deque, aproximando o viajante do mar.

3 - MSC Sinfonia

Cruzeiristas mais experientes podem lembrar deste navio, frequente no litoral brasileiro na década passada. Mas, desde que passou por uma grande reforma em 2015, o MSC Sinfonia está de cara nova, agora para 2.679 passageiros. Ele volta ao país para roteiros pela Região Sul e pelo Rio da Prata, com embarques em Santos e Itajaí, porto que, por si só, é uma das novidades da temporada, oferecendo possibilidade de excursões para pontos do litoral catarinense como Balneário Camboriú e Praia Brava.

4 - MSC Poesia

Com capacidade para 2.550 passageiros, o MSC Poesia tem embarques em Santos para cruzeiros de sete a oito noites para o Rio da Prata. O conjunto de piscinas e o espaço infantil Dinosauri (uma exclusividade deste navio) são alguns dos destaques para viagens em família.

5 - Costa Pacifica

Por todo lugar que se caminhe pelo Costa Pacifica, o navio que a Costa Cruzeiros destacou para embarques e desembarques no Rio, é possível escutar música. Ao vivo ou no sistema de som, canções de diversos estilos embalam a viagem neste transatlântico para 3.780 passageiros, que faz principalmente cruzeiros de sete e oito noites para Argentina e Uruguai. Quem quer soltar a voz pode participar do show de talentos “The voice of the seas”, um karaokê em que passageiros são avaliados por músicos profissionais.

6 - Costa Fascinosa

Na última temporada, o Costa Fascinosa, que tem capacidade para até 3.800 passageiros, esteve baseado no Rio de Janeiro. Desta vez, seu endereço fixo é o porto de Santos, de onde parte para viagens de três a oito noites, indo tanto a Salvador quanto a Buenos Aires. Nele, acontecem também os cruzeiros temáticos da Costa nesta temporada, como “Fitness” (de 16 a 20 de dezembro), em direção a Ilhabela e Balneário Camboriú, e “Dançando a bordo” (de 31 de janeiro a 6 de fevereiro), com paradas em Ilhabela, Búzios e Salvador.

7 - Pullmantur Sovereign

Muita coisa mudou desde a temporada brasileira de cruzeiros de 2008/2009. De lá para cá, o mercado chegou a seu recorde, com 20 transatlânticos, e depois entrou em crise. Mas a presença do Sovereign, da Pullmantur (ou Soberano, seu nome no mercado brasileiro), sempre foi constante. Com capacidade para 2.733 passageiros, o navio tem embarque em Santos e no Rio e realiza basicamente minicruzeiros de três a quatro noites. Seu grande diferencial é o sistema all-inclusive, tanto para bebidas quanto para serviços nos restaurantes.

Fonte Globo/Governo do Estado/Qsacada

Nenhum comentário:

Postar um comentário