sábado, 23 de novembro de 2019

ESPECIAL FÉRIAS Quais as principais tendências de viagem para 2020 ?







      





A onda é viajar cada vez mais com os pets, e uma das apontadas por levantamento do portal especializado em viagens, Booking.com.

Uma brasileira e um americano puderam levar seus respectivos parceiros para uma noitada capaz de provocar inveja em muita gente. Eles dormiram em pleno Morro da Urca , com o Rio de Janeiro a seus pés e o Pão de Açúcar como testemunha. O pernoite foi num aposento à altura: um bondinho de 1972, que prestou serviço por 36 anos e hoje está desativado. Foi convertido em quarto especialmente para a ocasião, com cama generosa, frigobar e smart TV. O banheiro ficava logo ali pertinho, equipado com deque de madeira e ducha. Ao custo de R$ 200 a diária (isso mesmo, R$ 200), os hóspedes e seus acompanhantes tiveram direito ao tíquete que dá acesso ao bondinho; um passeio guiado pelo cartão-postal; jantar no Clássico Sunset Club, restaurante que fica no topo do Pão de Açúcar ; noite na tal  suíte/bondinho, na chamada Praça dos Bondes; e café da manhã no dia seguinte servido dentro de um bondinho ainda mais antigo, de 1912, e que  fica estacionado ao lado de seu irmão mais novo. O check-in era às 16h, e o check-out, às 9h.

Aconteceu depois de uma campanha criada pela Booking.com, que tem tradição neste tipo de ação. Já convidou turistas a se hospedarem em locações inusitadas como uma casa de chocolate (mesmo) na França, uma cápsula num campo de tulipas na Holanda, um trailer em formato de abacate na Austrália e um antigo vestiário no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Desta vez, alertou seus clientes que a nova campanha estaria no ar nos dias 29 de outubro (para o pernoite do dia 12 de novembro) e 30 de outubro (para o do dia seguinte), às 11h da manhã. Bastaram três minutos, entre clicar pela primeira vez na opção e ter o pagamento no cartão de crédito aprovado, para o primeiro felizardo garantir sua noite num dos principais símbolos brasileiros.

A busca por acomodações em lugares incomuns é um movimento que a Booking.com detectou há alguns anos. De tempos em tempos, a companhia faz levantamentos com sua base de usuários para identificar outras tendências. O mais recente foi divulgado na semana passada, tendo como cenário justamente o cartão-postal carioca famoso pelos bondinhos, e revela os principais anseios de viajantes em 2020.  A pesquisa qualitativa online foi realizada entre 9 e 28 de agosto, com 22 mil pessoas que viajaram nos últimos 12 meses ou planejam viajar nos 12 meses seguintes, em 29 mercados, incluindo o Brasil. A seguir, oito tendências que brotaram nesta sondagem.

1. "Destinos alternativos ganham importância"
Uma das tendências observadas é que as pessoas estão dispostas a optar por lugares alternativos e, portanto, menos conhecidos, se isso contribuir para reduzir o turismo de massa e, por consequência, proteger o meio ambiente. Entre os brasileiros que participaram do levantamento, 53% estão nessa toada, em sintonia com a média mundial (51%). Cidades como Veneza e Barcelona agradecem.

2. "Descobrindo destinos com a tecnologia"
No ano de 2020, novas ferramentas de inteligência artificial surgirão para atender a um anseio dos viajantes de receber, via recursos tecnológicos, sugestões "personalizadas" para sua viagem,  de meios de hospedagem e destinos a atividades. Sete em cada dez brasileiros (73%) esperam que a tecnologia seja capaz de fornecer sugestões de viagens surpreendentes e de experiências que nunca tiveram. Um desafio.

3. "A nova moda é ir com calma"
De acordo com a pesquisa, a angústia de achar que está perdendo algo ou a ansieade de cumprir um roteiro intenso estão ficando para trás. O viajante, pelo visto, está desacelarando, e pretende privilegiar meios de transporte mais lentos de forma a reduzir o impacto no meio ambiente. No caso do Brasil, mais da metade (56%) está disposta a isso. E 72% dizem que preferem percorrer um caminho mais longo e ter uma experiência mais completa a viajar na correria. Para a Booking.com, isso significa que, em 2020, bicicletas, bondinhos,  barcos e até trenós ganharão ainda mais importância, assim como os passeios a pé. Correr para quê?

4. "Em busca de uma viagem completa"
Esta tendência, de certa forma, completa a anterior. Entre os brasileiros entrevistados, 58% pretendem realizar uma longa viagem para um único destino, mas com lugares a ver e a realizar atividades bem próximos. Ou seja, lugar bom é aquele que oferece, por exemplo, montanha, praia, opções cultuais, vida noturna.  Três cidades foram citadas por viajantes como detentores deste perfil: Montevidéu (Uruguai), Ilhabela (Brasil) e Naha (Japão).  Segundo o levantamento, esta perspectiva levará a indústria de turismo a oferecer itinerários mais completos. Outro grande desafio.

5. "Pets em primeiro lugar"
Está longe de ser uma surpresa. Para 51% de brasileiros, a escolha do destino de viagem em 2020 dependerá da possibilidade de levar seu animal de estimação a tiracolo. E 59% afirmam que não se incomodariam em pagar mais caro por uma acomodação que fosse pet-friendly, enquanto a média mundial é de 49%. Fica a dica.

6. "Diferentes gerações, um mesmo destino"
Esta é outra tendência que vem se anunciando há algum tempo, observada em outros levantamentos. A pesquisa da Booking.com reforça que viagens são uma grande oportunidade para encontros de gerações. E isso se reflete nas viagens de avós e netos. São oito em cada dez avós (81%) que se dizem rejuvenescidos quando passam algum tempo próximos dos netos. E 70% acreditam que os pais precisam, às vezes, ganhar uma folguinha dos filhos. Fofos.

7. "Tudo por uma mesa"
Há cada vez mais gente viajando para aproveitar a gastronomia local. Isso se manifesta tanto na busca por restaurantes estrelados e disputadíssimos, que exigem reserva de meses, quanto na procura por tesouros que são conhecidos somente por moradores. E experimentar o sabor local é fundamental. Na pesquisa, 78% de brasileiros disseram que, em suas viagens, consideram importante consumir alimentos produzidos regionalmente. Sem pecado.

8. "Melhor idade na estrada"
Reformas à parte, viajar é visto por 77% dos brasileiros como forma de melhor aproveitar o tempo livre com a aposentadoria. E se ela estiver longe do horizonte? Para 52% de todos os entrevistados, não há idade para tirar um ano sabático.

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