quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Dieta Saudável RECEITA - Alcachofras cozidas







     


Nesta época do ano, muita gente se depara com belíssimas alcachofras na feira ou no mercado, fica tentado a comprar, mas daí vem a pergunta: como preparo isso? Apesar de parecer um pouco trabalhoso para quem nunca fez isso, acredite, o esforço é totalmente recompensador! Esse vegetal primo dos cactos pode ser consumida tanto cru em saladas, como cozido na água ou no vapor, ou então assado. Independente da maneira escolhida, o sabor final faz valer todo o trabalho.

Nesta receita, traremos a forma mais tradicional e simples de preparo, que é cozinhando-as no vapor. Tudo começa na escolha do produto: escolha as que possuem cabeça firme, folhas firmes e tenras e talo grosso. Se as folhas estiverem abertas, indicam que o seu miolo não está tão macio assim, e que a base comestível das folhas podem estar duras e fibrosas. Normalmente a conta é de uma cabeça de alcachofra por pessoa, mas vai de gosto e da fome de cada um. Vamos ao preparo?

 Alcachofras cozidas no vapor

    1 - Depois de escolher bem a alcachofra, chegou a hora de higienizar. Corte o talo bem rente à cabeça e coloque de molho em um vasilhame com água e um pouco de sal e gotas de limão, para evitar que as folhas sofram oxidação. Coloque luvas de borracha para evitar ficar com os dedos roxos, e com uma faca, corte a ponta da cabeça e depois com uma tesoura, vá cortando as pontas das folhas.
    2 - Esse procedimento é mais estético, porque com o cozimento as pontas irão amolecer também e não apresentarão risco para quem for consumi-la, mas fica mais fácil se as pontas estiverem cortadas. Limpe também a base da cabeça das pétalas menores. Quando terminar de limpar todas as alcachofras, lave bem e deixe escorrendo de cabeça para baixo para retirar o excesso de água.
    3 - Numa panela funda, coloque água o suficiente com um dente de alho, uma folha de louro e gotas de limão para dar mais sabor, coloque uma grade para cozinhar no vapor e deposite as alcachofras por cima. Acenda o fogo e quando a água começar a ferver, diminua a chama do fogão e conte 35 minutos. Fique de olho para não deixar a água no fundo evaporar toda: vá colocando água quente sempre que o nível estiver muito baixo.
    4 - Passado esse tempo, retire as alcachofras da panela e deixe esfriando um pouco em uma travessa. Quando estiver morna e não queimar ao toque das mãos, abra o miolo da alcachofra e retire os fiapos do miolo com uma colher. Essa operação deve ser feita com cuidado, porque esses fiapos são bem incômodos na hora de comer.
    5 - Para comer, basta ir destacando as folhas e mergulhando a base das pétalas no molho de sua preferência. Pode ser um simples molho vinagrete, um molho de mostarda, maionese com vinagre balsâmico, molho de soja com gengibre ralado, ou simplesmente azeite de oliva com sal e pimenta. Quando chegar na parte do miolo, basta retirar qualquer fiapo remanescente e comer o que muitos consideram ser a parte mais saborosa da alcachofra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário