terça-feira, 29 de outubro de 2019

Gal, robô assistente virtual da Gol, em São Paulo









       


Inicialmente, por meio de 50 interações, robô tem o objetivo de tirar as dúvidas dos clientes da companhia aérea e guiá-los pelo aeroporto de Guarulhos, na capital paulista. Robô poderá ser utilizado em 2020 no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.

Há sete anos, a Gol Linhas Aéreas lançava sua assistente virtual, Gal, em seu site com objetivo de levar um atendimento automatizado e personalizado ao seu cliente. Agora, nesta terça-feira (22/10), a companhia aérea lança o corpo físico de sua inteligência artificial (IA), na área de check-in do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. “A gente tirou a Gal do site e trouxe ela fisicamente para o aeroporto de Guarulhos para fornecer serviço e informação ao cliente de uma forma mais descontraída e divertida”, diz Carolina Trancucci, head de produtos e experiência do cliente da Gol.

Flavia Segura, gerente de TI da Gol, afirma que, nesta fase de testes, a robô, além de tirar dúvidas sobre questões relacionadas a despacho de bagagem e orientações de check-in, interagirá com os clientes de forma divertida. Gal poderá tirar selfies e responder a questões mais informais como qual é a sua cor favorita e se está comprometida. A gerente explica que Gal tem 50 interações e dez pontos mapeados por onde passará levando os clientes aos seus destinos dentro do aeroporto.

A companhia aérea pretende expandir o sistema para outros sete aeroportos do Brasil, como Congonhas, Galeão e Santos Dumont no ano que vem. “É uma prova de conceito, antes de sair expandindo para todos os aeroportos, a ideia é ser útil para o nosso cliente. Nesses 30 dias de experiência em Guarulhos, vamos saber como será a interação dela com os clientes”, completa. Flavia afirma que, num segundo momento, a Gol espera conectar Gal ao sistema da companhia para que ela possa realizar outros serviços como remarcação de voos e troca de assentos.

A Gal foi desenvolvida pela startup Pluginbot, que integra chatbots, IA e robôs em uma plataforma multicanal e inspirada em soluções da empresa chinesa Ubtech. Além disso, usa a tecnologia de IBM Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

Fonte Meio & Mensagem

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