quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Quinta Essência: um restaurante ao lado de Cecília Meireles

                   A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, mesa e área interna


O lugar é como se a gente entrasse num paraíso, segundo lembra a ex-juíza e alpinista Denise Frossard, que sempre se reúne lá com os amigos e compartilha com as lembranças de um monstro sagrado da nossa literatura brasileira, avó da chef e proprietária Fátima Correia Dias. Ela toca o negócio junto com o marido, Luiz Araújo, que herdou o restaurante, em Vargem Grande, na Zona Oeste carioca, do pai. Seu Lulu, como era chamado carinhosamente pelos amigos queridos na década de 1990.

Cecília Meireles morreu em novembro de 1964 aos 63 anos. Era escritora, poeta, jornalista, professora e pintora.

            
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa, bebida e atividades ao ar livre
            Juiza Denise Frossard e amigos

"Sempre prezamos a comida brasileira, com os frutos do mar como carro-chefe. Como o cardápio não é extenso, sabemos que o que está ali é aquilo de que as pessoas realmente gostam", costuma informar Fátima.

A solução para pôr em prática a criatividade na cozinha, incentivada pela mãe, na infância, foi criar um menu degustação com novidades e opções consagradas. O Quinta Essência apresenta quatro pratos salgados e um doce, com variação semanal, e é sempre servido à noite.

" Fazemos o menu a partir de um prato ou ingrediente. A proposta é servir pequenas porções para o cliente degustar vários sabores", conta a chef. O cardápio tem ainda excelentes carnes e vinhos, apresentando cardápios de origem italiana, francesa e brasileira, claro.

A chácara que abriga a casa emana o ar bucólico de Vargem Grande e mantém características de residência. Na sala de espera, fotos, móveis e objetos contam a história da família. Esse, inclusive, já foi o endereço do casal, junto há quase 40 anos e, hoje, morador do Recreio. A transformação em restaurante foi gradual. No começo, Araújo recebia amigos para falar sobre botânica e pescaria. Graças ao boca a boca, a procura cresceu, e o ambiente se tornou mais comercial, sem perder o despojamento. Aos poucos, Fátima estabeleceu um padrão para atender o público. Hoje, tem a ajuda de um dos dois filhos, formado em Gastronomia, e de Araújo, que cuida da administração e auxilia no salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário