Inea forma primeira turma de condutores de visitantes do Parque da Costa do Sol. Curso contemplou moradores da região da unidade. Com 9.841 hectares, o Parque abrange partes dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
Os visitantes do Parque Estadual da Costa do Sol, situado na Região dos Lagos e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), já podem contar com ajuda profissional para conhecer os atrativos da unidade de conservação. Vinte e seis pessoas receberam, na sexta-feira (17/2), seus certificados de conclusão do curso Condutores de Visitantes em uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Charitas, no Centro de Cabo Frio.
O curso contemplou moradores da região da unidade, que abrange partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Durante a capacitação, os 26 alunos tiveram aulas de noções de geografia, ecologia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, divididas em módulos teóricos e práticos, sob a orientação da Guarda Parque, Rogeria Castro.
O Inea desenvolve o Programa Estadual de Guias e Condutores que tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiagem e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.
- Essas pessoas têm o sentimento de pertencimento com o parque, que é o quintal da casa deles, e possuem muito conhecimento sobre trilhas e atrativos, pois são moradores da região. Eles poderão trazer a mensagem da educação ambiental e da importância da conservação - disseo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.
Gerente das Unidades de Conservação, Ricardo Raposo, destacou a importância da atuação dos condutores de visitantes:
- O curso tem um objetivo fundamental que é de ter pessoas como os condutores de visitantes olhando a unidade de conservação junto com a gente, cuidando, ajudando a preservar. O parque será a casa deles. Além disso, a iniciativa ajudará a gerar renda, pois esses condutores de visitantes poderão comercializar o seu serviço - ressaltou Ricardo Raposo.
A estudante de turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Juciane Neves, 31 anos, é uma das formandas. Moradora de Cabo Frio, ela elogiou o curso e destacou que a iniciativa lhe ofereceu uma ótima base de informações sobre a unidade de conservação:
- Com essas informações, poderei orientar o visitante a preservar o parque. Além disso o curso que é de alto nível agregou valor ao que aprendi na universidade, pois estou prestes a me formar. Foi importante para mim - destacou ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário