segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Saúde : Passeios à beira-mar, um remédio para a insônia

                              


Um estudo inglês mostrou que praticar caminhadas próximo ao mar é mais benéfico para o sono do que passear em outros ambientes ao ar livre, como parques e montanhas


Pessoas que fizeram uma caminhada na orla dormiram em média 47 minutos a mais de sono. Já aqueles que caminharam em parques ou colinas dormiram apenas 12 minutos mais do que quando não caminharam.

Caminhar na orla da praia, além de acalmar, também pode resultar em quase uma hora extra de sono. É o que diz um estudo divulgado recentemente pela organização britânica National Trust.

Participaram do estudo 100 ingleses com idade entre 21 e 82 anos. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro faria caminhadas no litoral, enquanto o segundo também caminharia em meio à natureza, mas em parques e montanhas.

O trabalho mostrou que uma caminhada próximo ao mar antes de dormir aumentou o tempo de sono em cerca de uma hora. Enquanto aqueles que realizam um passeio no interior, longe do mar, tiveram apenas 12 minutos adicionais.

De acordo com a pesquisa, um passeio na costa também traz à tona bons pensamentos relacionados à família e à infância, além de estimular a reflexão.

Eleanor Ratcliffe, psicóloga e principal autora do estudo, afirma que ainda não é possível encontrar uma razão específica que explique o fenômeno das caminhadas à beira- mar. Mas há uma possível explicação: os sons do oceano, a brisa e a pressão atmosférica são mais adequadas ao relaxamento e, portanto, à indução do sono.

Uma segunda parte da pesquisa, realizada a partir de questionários respondidos por 2.000 pessoas, revelou que após uma caminhada na orla nos sentimos também mais felizes e saudáveis, mais calmos traz uma sensação de escapismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário