quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Azul estréia com pé direito voos na ponte aérea Rio-São Paulo




    

Azul será a única empresa a operar os voos da ponte área, pelo Santos Dumont, até 21 de setembro. As outras empresas restantes tiveram de ser remanejadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, enquanto durarem as obras no aeroporto situado no Centro da capital carioca.

Elevada a quarta rota doméstica com mais voos no mundo, a ponte aérea Rio-São Paulo voltou a ser realizada por três companhias aéreas nesta quinta-feira (29/8) com a entrada em operação da empresa Azul no trecho.

A estreia foi com um Embraer 195, para 118 passageiros, aeronave homologada para voar na pista auxiliar de Santos Dumont. Até o dia 21 de setembro, data prevista para o fim das obras na pista principal de Santos Dumont, a aérea será a única a operar no terminal.

De acordo com John Rodgerson, presidente da companhia aérea, a Azul vai operar com aviões Embraer na rota até o fevereiro, quando devem chegar os cinco aviões modelo Airbus A320neo, para até 180 passageiros, encomendados pela companhia para operar a ponte aérea. A ideia, segundo Rodgerson, é usar os A320neo nos horários de maior demanda e os Embraer nos de fluxo reduzido.

A Azul foi criada há 11 anos com uma estratégia de conectar cidades médias do interior a grandes aeroportos de conexão (hubs) como Viracopos, em Campinas, no interior paulista, e Confins, em Belo Horizonte. Com o passar dos anos, a empresa foi ganhando espaço nas principais rotas do país, como Rio-Brasília e São Paulo-Brasília. Com isso, entrou em clima de guerra com Gol e Latam, então dominantes nesses trechos. A disputa culminou na saída da Azul da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) no início deste ano.

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