sexta-feira, 19 de julho de 2019

CUIDADO: riscos de infarto e AVC aumentam 30% no inverno

    Resultado de imagem para riscos de infarto e AVC aumentam 30% no inverno

Na Ilha do Governador, por exemplo, os casos de morte súbita atendidos pelo Corpo de Bombeiros e de atendimentos no setor de emergência do Hospital Municipal Evandro Freire servem como parâmetro para esse alerta. Saiba como se prevenir.

O inverno aumenta em 30% o risco de infarto e AVC. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo. Assim, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, o nosso metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

“Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados no inverno”, alerta o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.

Entre os cuidados nesta época do ano estão: alimentação mais saudável, beber muito líquido, praticar exercício físico, acompanhamento médico e evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário