quarta-feira, 10 de julho de 2019

Que frutas você deve dar para o seu Pet

       Resultado de imagem para Que frutas você deve dar para o seu Pet

Você sabia que as elas também podem ser inseridas no cardápio dos cães, por exemplo?

Embora sejam carnívoros, eles também podem consumir frutas frescas ocasionalmente na forma de petiscos, porém, assim como nos humanos algumas frutas podem desencadear reações alérgicas, nos cães pode ocorrer o mesmo.

Diversas matérias veiculadas na mídia e posts em redes sociais tratam sobre esse assunto e a nossa dica é seguir apenas as recomendações vindas dos veterinários, pois são eles os melhores entendedores sobre os animais.

Em artigo publicado no site do centro veterinário Pacaembu, a médica veterinária Adriane Tomimassu explica que as frutas possuem um tipo de açúcar que fez bem ao metabolismo, a frutose, que ajuda a reduzir o risco de diabetes. Mas, embora sejam boas para a saúde, frutas em excesso podem ser tóxicas e fazer com que o animal sinta-se saciado e deixe de se alimentar com o que realmente necessita. Ração é fundamental.

Recomenda-se que as frutas sejam oferecidas apenas para pets acima de seis meses de vida e sempre como petiscos durante o dia, não ultrapassando 20% de sua alimentação. Importante também é que as frutas sejam servidas em pedaços, sem casca e preferencialmente sem sementes.

No site do centro veterinário Da Vinci, as frutas indicadas como frutas permitidas são:

1 -  Banana: auxilia no sistema imunológico e é rica em potássio, fibras e vitaminas A e C, mas não vale exagerar.

2 - Maçã: pode ser servida com casca, mas sem o talo; é rica em vitaminas e ajuda na limpeza da língua e da dentição.

3 - Manga: indicada para os casos de falta de nutrientes é rica em fibras alimentares e vitamina C; deve ser servida em pedaços, sem a casca e o caroço;

4 - Morango: deve ser servido em pequenas quantidades e com a casca; rica fonte de vitaminas A e C, ajuda na função cerebral.


Agora, atenção às frutas que não são indicada:

1 - Abacate: possui a persina, uma substância tóxica para os cães e por ser gorduroso, pode gerar problemas estomacais e intestinais;

2 - Abacaxi: é ácido e pode ocasionar problemas gastrointestinais

3 -  Uva: há estudos que afirmam que podem causar graves lesões renais.


Em artigo publicado no site Liberal, o veterinário Jorge Morais acrescenta ainda na lista dos permitidos o caju (sem a castanha), o caqui, a pêra, o kiwi e a goiaba e orienta que não sejam oferecidos, também, a laranja e a carambola.


Importante:

Assim como acontece conosco, mesmo com propriedades positivas, pode ser que alguma fruta recomendada não caia muito bem ao seu animal. Esteja atento e na dúvida, consulte seu veterinário de confiança. Seu cãozinho agradece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário